domingo, 7 de julho de 2013

"tinha que ser o Maduro"




Maduro anuncia que Venezuela concederá asilo a Snowden

Presidente venezuelano fez declaração na noite da sexta-feira (05)


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na noite desta sexta-feira (05/07) que concederá asilo ao ex-agente da CIA e da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden, que está no aeroporto de Moscou por ter sua extradição requerida pelos Estados Unidos. Washington pede a prisão de Snowden devido ao vazamento de informações sobre seus programas de espionagem.

“Quero hoje, em nome da dignidade de América, anunciar algo. Ontem disse a vários dos presidentes e presidentas, vários governos da América Latina expressaram seus desejos de assumir uma posição, como a que eu vou expressar neste momento: como chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela, decidi oferecer asilo humanitário ao jovem norte-americano Edward Snowden, para que ele possa vir morar na pátria de Bolívar e de Chávez”, disse o líder venezuelano.

O anúncio de Maduro foi feito durante um desfile militar em comemoração ao dia da independência da Venezuela. Maduro disse para os integrantes das Forças Armadas que é preciso não somente “sentir” a independência e a soberania, mas exercê-las.

"Anúncio aos governos amigos do mundo que decidimos oferecer esta figura do direito humanitário internacional para proteger este jovem Snowden da perseguição que se desatou do mais poderoso império do mundo contra um jovem que o que fez foi dizer a verdade."

“Quem viola a lei internacional? Um jovem que decidiu, numa atitude de rebeldia, dizer as verdades da espionagem dos Estados Unidos contra o mundo ou um governo como o dos Estados Unidos, ou um poder como o poder das elites imperialistas que espiam o mundo inteiro? Quem é o violador do mundo? Um jovem de 29 anos que denuncia os planos guerreristas ou aquele governo dos EUA que lança bombas e arma a oposição terrorista da Síria contra o povo da Síria e contra o presidente legítimo Bashar Assad, quem é o terrorista? Quem é o delinquente mundial?”, questionou Maduro.


Mais cedo o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, também sinalizou que deve atender ao pedido de asilo de Snowden. "Se as circunstâncias permitirem, receberemos Snowden com todo o gosto na Nicarágua."


Nenhum comentário:

Postar um comentário