domingo, 27 de janeiro de 2013

Boate de tragédia tinha alvará vencido, mas sendo renovado, diz coronel




A boate onde mais de 230 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste domingo estava com alvará vencido e com sua renovação em andamento, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que também afirmou que o local estava com lotação acima do permitido no momento da tragédia.

"Tinha vencido o alvará deles, mas eles tinham toda a parte preventiva instalada no prédio", explicou o coronel Guido Pedroso de Melo em entrevista à Reuters por telefone.

Ele acrescentou que a renovação do documento estava em andamento e que, dessa forma, o funcionamento da boate estava regularizado. "Estava tramitando a renovação do alvará", afirmou.

A maioria dos mortos na boate, localizada na cidade de Santa Maria, a 350 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, era de jovens, já que a cidade abriga várias instituições de ensino superior.

O comandante do Corpo de Bombeiros gaúcho disse ainda que a causa da tragédia, que também deixou 117 feridos, segundo a Defesa Civil estadual, foi a utilização de sinalizador durante um show de uma banda que se apresentava no local, o que não é permitido pelas regras de segurança.

De acordo com o coronel Pedroso de Melo, a boate estava com lotação acima da permitida e seguranças chegaram a impedir a saída das pessoas, exigindo o pagamento do que consumiram na casa, o que agravou a tragédia.

"O problema foi usar o instrumento pirotécnico, o que não era permitido", disse. "Segundo as informações, havia mais de mil pessoas no local. A capacidade permitida era até mil."

O comandante dos Bombeiros disse que a boate tinha somente uma porta de saída, mas que "o dimensionamento da saída era adequado ao número de pessoas autorizado".

Ele confirmou que os bombeiros já retiraram todos os corpos do local e que eles foram levados a um ginásio da cidade onde deve ser reconhecidos por familiares. A maioria das mortes aconteceu por asfixiamento por inalação de fumaça tóxica.

O Corpo de Bombeiros faz agora trabalho de rescaldo no local e, segundo o coronel Pedroso de Melo, a Polícia Civil abrirá um inquérito para apurar as responsabilidades pela tragédia.

Enfermeira gruda chupeta na boca de bebê prematuro e causa revolta dos pais




Caso aconteceu no Stafford Hospital, no Reino Unido

O tratamento dado aos bebês no Stafford Hospital virou caso de polícia no Reino Unido. Prematuro, o bebê Mason estava recebendo cuidados intensivos no hospital quando uma enfermeira colou uma chupeta em sua boa para impedir que o recém-nascido continuasse chorando

Foto publicada por DJ mostra show pirotécnico que pode ter causado incêndio em boate no RS




Uma foto publicada às 2h56 deste domingo (27) em uma rede social pelo DJ Bolinha, que se apresentaria na casa noturna Kiss, em Santa Maria (RS), mostra o show pirotécnico que pode ter dado início ao incêndio. Pelo menos 245 pessoas morreram. Outras 48 vítimas permaneciam internadas em hospitais da cidade até o fim desta manhã.

Amigos de Bolinha comentaram na página dele em uma rede social que o DJ teve apenas uma intoxicação causada pela fumaça. Ele foi levado ao Pronto Atendimento do Patronato e, segundo os colegas, passa bem


O fogo começou pouco depois das 3h. Há informações de que mais de mil pessoas estavam dentro da casa noturna. A festa era organizada por estudantes de vários cursos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

A maior parte das pessoas morreu por ter inalado fumaça. O delegado Sandro Meinerz falou, em entrevista à rádio Guaíba, que havia uma única saída na boate, o que dificultou a evacuação do local.

— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso

SO SAIA DEPOIS QUE PAGASSE A COMANDA

"Só deixavam sair quem pagasse a comanda. Extintores não estavam funcionando", diz testemunha de incêndio em Rio Grande do Sul.

Campus Party começa nesta segunda em SP; ainda há ingressos




Passar uma semana em contato com novidades em programação, redes sociais, empreendedorismo, games e outros temas é a proposta da Campus Party, cuja sexta edição no Brasil começa nesta segunda-feira (28) no Anhembi (zona norte de São Paulo). Os ingressos custam R$ 300.

Até sexta (25), havia cerca de 500 entradas disponíveis. Elas dão direito a assistir a todas as palestras, debates e oficinas. Para acampar no local, há uma taxa extra de R$ 37,50 por uma vaga em barraca dupla. O evento disponibilizou ao todo 8.000 tíquetes de acesso.

Quem não tem ingresso pode visitar gratuitamente a área de exposição, onde ocorrem atrações como um campeonato de games.

Relato de uma sobrevivente

'A gente achou que iriam apagar o fogo e iria continuar a festa', diz sobrevivente de Santa Maria. Segundo Taynne Vendruscolo, de 25 anos, tragédia começou quando um músico segurava um artefato que soltava faíscas. 'Começou a pegar fogo no teto. Foi muito rápido que pegou fogo. Ele parou de cantar e no teto acima do cantor estava em chamas'. Ela perdeu um amigo

Imprensa internacional repercute tragédia em boate em Santa Maria, no RS

BBC, El País, El Mundo, Daily Mirror e New York Post destacam o incêndio na boate em Porto Alegre na internet





O incêndio dentro de uma casa noturna no centro de Santa Maria, a 290 km da capital, Porto Alegre, deixando centenas de pessoas mortas, repercutiu em vários jornais e sites internacionais neste domingo (27). Acima, o britânico Mirror diz que o incêndio ocorreu após "faíscas pirotécnicas"

Número de mortos é revisado para 232, informa major

Pelo menos 131 pessoas estão internadas em hospitais de Santa Maria



A Brigada Militar (BM) revisou o número de mortos em incêndio em Santa Maria, na região central do Estado. Em entrevista à Rádio Guaíba, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), major Cleberson Braida Bastianello, afirmou que 232 pessoas morreram na tragédia – 120 homens e 112 mulheres. Outras 131 pessoas estão interrnadas em hospitais do município.

Todos os corpos foram retirados da boate após uma identificação prévia por meio de documentação e cruzamento de imagens. Os familiares das vítimas estão tendo acesso ao ginásio municipal para fazer a identificação final. Os parentes estão tendo acesso ao portão de acesso que fica na rua Appel com a Tuiuti em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta de Ambrósio. Após a indentificação conclusiva, os corpos serão liberados para os atos fúnebres.

Como o ginásio de esportes concentra muito calor, estão sendo usados caminhões frigoríficos para preservar os corpos. "Este evento era de um curso de graduação da UFSM, então as pessoas são muito jovens", lamentou o major.

Incêndio teria começado com sinalizador

O incêndio na boate Kiss – que fica na Rua dos Andradas, Centro de Santa Maria – começou por volta das 3h deste domingo. Cerca de mil pessoas estariam no local, a maioria participando de uma festa organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Segundo testemunhas, o fogo teria começado quando um dos integrantes de uma banda que acabara de subir ao palço lançou um sinalizador. O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Guido Pedroso de Melo, afirmou que o objeto teria enconstado numa forração de isopor.

As pessoas não teriam percebido o fogo de imediato, mas assim que o incêndio se espalhou, a correria teve início. Testemunhas relataram que, a princípio, parecia uma briga e os seguranças fizeram um cordão de bloqueio. Mas, quando viram que era um incêndio, liberaram a passagem.

Em pânico, muitos não conseguiram encontrar a única porta de saída do local e correram para os banheiros. Aqueles que conseguiram fugir em direção à saída, ficaram presos nos corrimões, usados para organizar as filas. A boate foi tomada por uma fumaça preta e as pessoas não conseguiam enxergar nada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria morreu asfixiada dentro dos banheiros ou na parte dos fundos da boate. Os próprios socorristas passaram mal em razão da fuligem. Muita gente que conseguiu escapar voltou para ajudar os outros, como o dentista Matheus Bortolotto.

Os sobreviventes foram levados para o Hospital de Caridade, o Hospital Universitario de Santa Maria (HUSM) e o Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os corpos foram encaminhados para o ginásio municipal.


fonte:R7.COM