terça-feira, 28 de maio de 2013

exagerados???




Brasil é 7º maior consumidor de energia, diz Banco Mundial
China e Estados Unidos encabeçam o ranking dos maiores consumidores globais

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo e 99% da população brasileira têm acesso a esse serviço, porcentual que afasta o país da lista dos 20 mercados com os piores déficits energéticos do mundo. A Índia lidera o ranking, que tem basicamente países da África e Ásia, como Filipinas, Congo, Etiópia e Indonésia, de acordo com o estudo do Banco Mundial divulgado nesta terça-feira, 28. Já China e Estados Unidos encabeçam o ranking dos maiores consumidores globais.

Só EUA e China respondem por cerca de 40% do consumo primário de energia no mundo. Já o grupo dos 20 mais consumidores respondem por 80% do consumo primário global. A equipe do Banco Mundial destaca que é neste grupo de países que os esforços para aumentar a geração de energia renovável de fontes não tradicionais precisam ser concentrados. Considerando o período acumulado de 1990/2010, o Brasil tem a décima maior demanda mundial por energia básica.

Já nos países com situação mais precária no acesso à energia, a Índia é o destaque isolado. Apenas lá, 306 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade. O país lidera também o ranking de países com acesso ruim à energia gerada por combustíveis líquidos e gasosos, como o gás natural e diesel. Na África, a expansão da rede de energia não tem acompanhado o crescimento da população, ao contrário de outras áreas do mundo, destaca o estudo.

A Índia, apesar de ainda ter o pior déficit de energia do mundo, é o país que tem conseguido avançar mais fortemente em prover acesso à eletricidade para a população. De 1990 a 2010, o país conseguiu levar energia a aproximadamente 24 milhões de pessoas por ano. A China aparece em segundo lugar, com 12,9 milhões de pessoas por ano. O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking, com 2,8 milhões de pessoas por ano ganhando acesso à energia elétrica. Em 1990, o porcentual da população com acesso a energia era de 93%, subindo para 99% em 2010.


Já no ranking de países que melhoraram o acesso a combustíveis não sólidos também liderado pela Índia, o Brasil aparece em terceiro lugar. Por ano, 3,1 milhões de pessoas têm recebido acesso a esse tipo de energia em média desde 1990.

quanta crueldade



Recém-nascido é encontrado em cano de esgoto na China
Casos de bebês abandonados são relatados com frequência no país

Bombeiros do leste da China resgataram um recém-nascido abandonado de dentro do encanamento de esgoto de um banheiro, segundo uma TV local, num caso de grande repercussão nas redes sociais locais.

Há frequentes relatos na imprensa chinesa de bebês que são abandonados, muitas vezes logo depois de nascerem. O problema é atribuído a diversos fatores: mães muito jovens, que nem percebem que estão grávidas; o nascimento de uma menina indesejada num país que valoriza mais os meninos; ou as rígidas regras chinesas de controle familiar.

Neste caso, o bebê, do sexo masculino, foi achado na tarde de sábado no esgoto de um edifício residencial em Jinhua, na próspera província litorânea de Zhejiang, depois que moradores disseram ter escutado choro, disse a TV estatal na noite de segunda-feira.

Os bombeiros precisaram retirar o cano e levá-lo ao hospital, onde médicos cuidadosamente cortaram a peça para retirar o menino, segundo a reportagem. A criança está em condição estável e a polícia está procurando seus pais.

Os 15 anos do ENEM e alguns de seus "probleminhas"




Sistema do Enem teve dois ataques de hackers em edição com recorde de inscritos
Segundo o MEC, os ataques, um médio e outro pequeno, têm ligação com lentidão registrada ontem no site; Exame registrou 7.834.024 de inscrições

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira, dia 28, que o sistema de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 sofreu dois ataques de hackers – um pequeno e um médio. Na avaliação do ministro, os ataques não chegaram a provocar prejuízo ao processo. Neste ano, o Enem registrou recorde de procura, com 7.834.024 de inscrições.

Segundo informações do MEC, os ataques tiveram ligação com a lentidão apresentada pelo sistema ontem, mas não com a falha ocorrida na madrugada entre domingo e segunda. O site do exame informou o encerramento das inscrições antes do prazo previsto.

Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação ” no país. O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos farão a prova. O prazo para o pagamento vai até amanhã (29). O número de inscritos neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290. Segundo Mercadante, ontem, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora.

O Exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

O número supera o de candidatos inscritos no ano passado que foi de 6,495 milhões, e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.

enfim!!!!




Planos terão de oferecer remédios orais para câncer, diz ANS
Outros 80 procedimentos obrigatórios entrarão em vigor a partir de janeiro de 2014

A partir de janeiro de 2014, planos de saúde estarão obrigados a oferecer a seus clientes medicamento oral para tratamento de câncer. A mudança está prevista no novo rol de procedimentos preparado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que entra em consulta pública a partir da próxima semana. Além da medicação para tratamento de câncer, a relação inclui outros 80 procedimentos médicos e odontológicos, entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias.

Trinta itens já presentes na lista em vigor terão suas indicações ampliadas. Entre as mudanças propostas na consulta pública, está a ampliação do exame PetScan, usado para monitoramento de câncer. O rol estende de três para oito as possibilidades de indicação do teste. "A fase de consulta pública é aberta para sociedade opinar. A lista apresentada poderá ser ampliada, não reduzida", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As contribuições podem ser feitas entre os dias 7 de junho e 7 de julho. A partir desta terça-feira, 28, no site da agência, a lista com as mudanças já pode ser analisada.

Esta é a sexta revisão feita no rol de procedimentos. A lista, revista a cada dois anos, enumera quais cirurgias, exames, testes e terapias devem ser ofertadas de forma obrigatória pelos planos de saúde. A revisão é feita para incorporar novas tecnologias. O ministro destaca como principal mudança nesta edição a inclusão de medicamentos orais para o tratamento do câncer. "É uma opção para o paciente, não há razão para que tal procedimento fique de fora", disse. São 36 medicamentos orais, usados para tratamento de 54 tipos de câncer, como mama, pele, estômago, rim e leucemia.

A forma da distribuição do medicamento será estabelecida pelos planos de saúde. "Elas poderão ser feitas pro distribuição direta, definição de convênios ou criação de mecanismos de reembolso", informou Padilha.

De acordo com a proposta, o plano não poderá fixar um teto para o uso do remédio. A quantidade ficará a critério do médico. O rol prevê também a ampliação de consultas com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Era otimo demais para ser verdade...




Fenômeno eleitoral em 2010, Tiririca anuncia que vai continuar na vida política
Partido quer aproveitar populatidade do deputado mais votado do País, com 1,5 milhão de votos

O deputado Tiririca (PR-SP) anunciou nesta terça-feira, 28, que seu contrato com a TV Record foi rompido e que pretende continuar na vida pública, ao contrário dos sinais que tinha emitido antes. Em reunião com membros da executiva do seu partido, ficou decidido que o PR vai organizar caravana pelas 50 maiores cidades do estado de São Paulo para aproveitar a populatidade do deputado artista, que foi o mais votado do País com 1,5 milhão de votos.

O rompimento do contrato com a TV Record, uma das principais fontes de renda de Tiririca, ocorreu porque a emissora não aceitou a proposta do artista de ter um programa exclusivo. "Eu rescindi o contrato com a Record. Foi legal, eu pedi um programa, eles disseram que não tinham projeto e aí eu pedi para fazer a rescisão sem multa".

O parlamentar afirmou que pretende usar o tempo que terá a mais para investir na vida pública. Confirmou que ficou "decepcionado" com o trabalho na Câmara no começo de seu mandato, mas disse que vai procurar se aproximar de seus eleitores. Como grande "realização", citou o fato de ser um dos 7 deputados a ter comparecido a todas as sessões de votação. Questionado sobre não ter feito nem um discurso sequer, Tiririca minimizou: "quando tiver alguma coisa para falar, eu falo".

Apesar de fazer o anúncio de sua permanência na vida pública, o artista não quis se comprometer com candidatura futura. O líder do seu partido, Anthony Garotinho (PR-RJ), afirmou que ele poderá disputar outro cargo e que pesquisas internas mostrariam uma boa avaliação do desempenho de Tiririca. O fato é que o gabinete do deputado passará por alterações. O secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto (SP), condenado no processo do mensalão, continua por trás dos movimentos do artista e já começou a coordenar as primeiras mudanças na equipe. A entrada de Tiririca na política em 2010 foi uma estratégia de Valdemar em busca de garantir sua própria reeleição, mas devido a coligações proporcionais PT e PC do B também se beneficiaram dos votos.

e la vem mais uma do Google



Google planeja usar balões dirigíveis para levar Wi-Fi a regiões da África e Ásia

O Google está investindo para desenvolver redes Wi-Fi de alta velocidade em regiões da África Subsaariana e do sudeste asiático. Em torno de 1 bilhão de pessoas poderão ser conectadas. Nas cidades onde existe já internet, a velocidade ficará mais rápida. Já regiões rurais sem conexão poderão ter acesso à tecnologia.

Segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, o Google poderia usar balões dirigíveis capazes de transmitir sinal de internet para longas distâncias. O uso de um mix de tecnologias, como satélites e antenas de rádio, está no horizonte da empresa.

O Google planeja trabalhar em conjunto com companhias locais de telecomunicações e fornecedores de equipamentos de mercados emergentes. Ao mesmo tempo, também ajudaria a desenvolver um modelo de negócio regional. De acordo com o WSJ, ainda não está claro se o Google já firmou parcerias. A empresa não quis comentar o tema.

Além dos balões dirigíveis, o Google poderia usar a frequência de ondas de rádio reservadas para redes de televisão para criar as redes. Isso, se os governos locais permitirem – dizem as fontes ouvidas pelo WSJ.

Mais usuários

O potencial de 1 bilhão de novos usuários de internet é interessante para os negócios do Google, pois poderia ampliar o uso de serviços como a busca na web e o YouTube e, assim, crescer a conta publicitária. Atualmente, 87% da receita do gigante do buscas é resultado da venda de anúncios online.

Além disso, como parte do plano, o Google também estaria trabalhando na produção de microprocessadores e de um smartphone Android – ambos de baixo custo. O WSJ comenta que o Google quer, cada vez mais, dominar e controlar todos os pontos de conexão das pessoas com a internet.

Energia elétrica

Parte das regiões escolhidas pelo Google para o projeto – África Subsaariana e sudeste asiático – coincidem com informações do Banco Mundial divulgadas hoje sobre acesso a energia elétrica no mundo.

Segundo o Banco Mundial, 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso a eletricidade no mundo. Dessas, 87% vivem na África Subsaariana ou no sul da Ásia. Além disso, as áreas rurais são as mais prejudicadas, pois concentram 85% das pessoas que vivem sem eletricidade.