quarta-feira, 17 de julho de 2013

essa eu quero ver ne



'Brasil pode não ter sido a melhor escolha para Copa', diz Blatter
Em entrevista concedida a agência alemã DPA, o chefão da Fifa mostrou arrependimento devido aos protestos que tomaram as ruas

O Brasil pode ter sido a escolha errada para sediar a Copa do Mundo em 2014. São palavras do presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista a agência de notícias alemã, DPA e reproduzida pela agência AP. O motivo do possível arrependimento do cartola são os protestos que tomaram conta do País durante a Copa das Confederações. No mês de junho, milhares de brasileiros saíram às ruas para reclamar dos gastos do governo com o evento esportivo. Cidades como Salvador, Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte, sede dos jogos, tiveram confrontos entre manifestantes e a polícia próximos aos estádios.

"Se acontecer novamente, temos de colocar em questão se fizemos a decisão errada na escolha do país-sede", disse Blatter para a DPA em entrevista realizada nesta quarta-feira, em Going, na Áustria, na abertura de uma conferência sobre esportes, mídia e economia idealizada pelo ex-jogador e técnico Franz Beckenbauer.

A preocupação do presidente da Fifa é refletida nas conversas entre a entidade e o governo. Já houve encontros após a Copa das Confederações e deverá haver outro em setembro. "Não foram reuniões políticas, mas enfatizamos o tema da instabilidade". O cartola já avisou a Dilma Roussef que não pode haver durante o Mundial distúrbios semelhantes. " A Fifa não pode ser responsabilizada pela discrepância social que existe no Brasil", afirmou. "Não somos nós (a Fifa) que temos que aprender com os protestos, mas sim os políticos brasileiros", avisou.

"No entanto, os protestos, se pacíficos, são parte da democracia e devem ser aceitos [pelo governo]. Estamos certos de que o governo, e principalmente a presidente, vai encontrar as palavras e as ações para prevenir novas manifestações. Eles têm um ano para resolver isso", disse Blatter.

O Brasil foi escolhido para ser sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em 2007, sem ter uma votação direta, já que a Colômbia, outro candidato a sede, se retirou da disputa meses antes. "O Brasil foi a melhor escolha que podíamos fazer. Era a decisão correta e nos a reafirmamos", disse Blatter, tentando aliviar a bronca.


revoltante



Merenda escolar envenenada mata 22 crianças na Índia
Segundo ministro da Educação, investigação preliminar apontou a presença de inseticida

Vinte e duas crianças morreram de intoxicação alimentar após comerem a merenda em uma escola primária de Masrakh, no Estado de Bihar, leste da Índia. Os alunos morreram na terça-feira e foram enterrados nesta quarta, 17.

Outras 30 crianças, com idade entre 8 e 11 anos, foram hospitalizadas. Dessas, três estão em estado grave. Autoridades escolares interromperam imediatamente a distribuição da refeição, composta por arroz, lentilhas, soja e batatas, quando os alunos começaram a passar mal.

De acordo com o ministro da educação do Estado de Patna, P.K. Sahi, uma investigação preliminar indica que a comida poderia estar contaminada com organofosforados, usados como inseticida em plantações de arroz e trigo. Mas não está claro como as substâncias químicas chegaram aos alimentos. Segundo um funcionário do governo, a comida pode não ter sido apropriadamente lavada antes de ser cozida.

Moradores locais disseram que o problema parece ter origem no acompanhamento de soja e batatas, não no arroz. Crianças que não comeram o acompanhamento estavam bem, embora tenham comido arroz e lentilhas, afirmaram vários moradores.

Sahi disse que a comida e os utensílios de cozinha foram apreendidos pelos investigadores. "Se foi um caso de negligência ou foi intencional, só saberemos assim que o inquérito for concluído", disse ele.

O programa de merenda na Índia é um dos maiores do mundo para nutrição infantil. Governos estaduais têm a liberdade de decidir a respeito do conteúdo das refeições e seu horário, dependendo das condições locais e da disponibilidade de alimentos. O programa foi iniciado primeiro no sul da Índia, onde era visto como um incentivo para que pais pobres enviassem seus filhos para a escola.

Desde então, programa tem sido replicado em todo o país, abrangendo cerca de 120 milhões de estudantes, e faz parte dos esforços para combater a desnutrição, mal que segundo o governo afeta quase metade das crianças indianas. Embora haja reclamações ocasionais sobre a qualidade da comida servida e a falta de higiene, a tragédia em Bihar parece não ter precedentes na implementação do programa