sábado, 23 de março de 2013

sera???

Com preferência absoluta, Dilma tem potencial de votos de 76%, aponta Ibope





Pesquisa nacional do Ibope em parceria com o Jornal Estadão mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 76% de potencial de voto, quase o dobro do de sua adversária mais próxima, a ex-senadora Marina Silva (sem partido), que chegou a 40%. O potencial de Dilma é três vezes maior do que o de Aécio Neves (PSDB) e sete vezes maior do que o de Eduardo Campos (PSB).


Segundo o Ibope, 76% dizem que votariam na presidente. Destes, 52% dizem que votariam com certeza, e outros 24% dizem que poderiam votar. Ao mesmo tempo, 20% dos eleitores afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. O saldo presidencial é, portanto, de 56%. Dilma é a única entre os presidenciáveis que tem saldo positivo. Outros 4% dos eleitores não responderam. Ninguém afirmou desconhecer a presidente.

Marina fica zerada no saldo de potencial de voto: enquanto 40% dizem que votariam nela com certeza (10%) ou poderiam votar (30%), outros 40% afirmam que não votariam na ex-senadora de jeito nenhum. Ela é desconhecida por 19% do eleitorado. Todos os outros cinco presidenciáveis testados estão, por ora, com saldo negativo.

Aécio tem 25% de eleitores que votariam ou poderiam votar nele hoje, contra 36% que rejeitam seu nome: saldo negativo de 11 pontos. Já Eduardo Campos tem saldo negativo de 25 pontos: 10% admitem votar nele contra 35% que não votariam de jeito nenhum. Em favor de ambos, uma grande parte dos eleitores não os conhece o suficiente para opinar: 39% desconhecem Aécio; 54%, Campos.

José Serra (PSDB) é o caso oposto. Duas vezes derrotado na eleição presidencial, o tucano só é desconhecido por 14% dos eleitores brasileiros. Apesar de reconhecido, seu saldo é negativo em 15 pontos: 35% admitem poder votar nele, contra 50% que afirmam que não votariam de jeito nenhum. Ao contrário dos outros nomes da oposição, Serra tem pouco espaço para crescer.

O Ibope testou ainda os potenciais de voto do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e de Fernando Gabeira (PV). O magistrado atingiu um potencial de 17%: 4% dos eleitores dizem que votariam nele com certeza, e 13% afirmam que poderiam votar. Gabeira chegou a 7% de potencial (1% com certeza, mas 6% que poderiam votar).

A um ano e meio da eleição, a pesquisa de potencial de voto é mais reveladora sobre a viabilidade eleitoral dos candidatos do que os cenários hipotéticos. A pesquisa do Ibope/Estado mediu as chances dos presidenciáveis das duas maneiras. Leia a mais completa pesquisa sobre a sucessão presidencial na edição deste sábado do Estado.

O Ibope entrevistou face a face 2.002 eleitores em 142 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Nestlé faz recall de Kit Kat em oito países; Brasil não está incluso





A Nestlé anunciou nesta sexta-feira o recall de quatro versões de sua barra de chocolate Kit Kat Chunky em oito países, depois que consumidores no Reino Unido encontraram um pedaço de plástico no produto. O recall é para os produtos vendidos no Reino Unido, na Alemanha, na Suíça, em Malta, na Áustria, em Cingapura, nas Filipinas e no Canadá.

"Até agora, não recebemos outras reclamações parecidas, mas para evitar quaisquer riscos a nossos consumidores, decidimos voluntariamente fazer o recall dessas quatro variedades de Kit Kat Chunky e do Kit Kat Chunky Collection Giant Egg fabricados a partir de setembro de 2012", disse a empresa em comunicado. As informações são da Dow Jones.


Haddad deve anunciar plano de melhoria para ciclistas




O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai anunciar um plano para melhorar as condições de segurança para ciclista na cidade, depois de queixas de usuários de bicicleta com o atropelamento de um jovem que perdeu um braço na Avenida Paulista há duas semanas. A informação foi dada em entrevista de Haddad à TV Globo, na manhã desta sexta-feira (22), ao terminar uma reunião de cerca de uma hora com cicloativistas que exigiram políticas do município nessa área.

"O ciclista é aliado da cidade e precisa ser valorizado", disse Haddad. O plano da prefeitura, segundo ele, deve ser apresentado na próxima terça-feira, 26, e incluirá um projeto de comunicação para que motoristas respeitem os ciclistas, mais participação dos cicloativas na escolha de novas rotas de ciclovias e aumento do orçamento municipal para dar mais segurança a esse meio de transporte.

"Nós temos a missão de fazer um plano mais bem acabado de comunicação", afirmou o prefeito. "Nós temos mais de mil mortes por ano de motociclista e ciclistas na cidade de São Paulo. O problema é muito mais amplo. Uma campanha de comunicação é importante e uma maior gestão do trânsito para que a cidade volte a respirar e que o pedestre e o ciclista se sintam mais seguros."

VERGONHA!!!!

Taxa de aprovação no Exame de Ordem é a menor desde unificação





Apenas 1 em cada 10 candidatos do 9.º Exame de Ordem Unificado foi aprovado, mostra lista preliminar divulgada nesta sexta-feira, 22, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esta é a menor taxa de aprovação desde que a prova foi unificada, em 2009.

Dos 114.763 inscritos, 19.134 passaram para a segunda fase e somente 11.820 (10,3%) obtiveram êxito na prova prático-profissional. A aprovação é pré-requisito para o bacharel em Direito exercer a advocacia.

O prazo para o candidato contestar o resultado preliminar terá início ao meio-dia deste sábado, 23, e vai até o meio-dia de terça-feira, 26. A lista final de aprovados, após a análise dos recursos, será divulgada em 5 de abril.

A prova de primeira fase já eliminou 83,3% dos candidatos. O exame tem 80 questões de múltipla escolha e, para avançar à segunda etapa, é preciso acertar pelo menos 40 testes. Especialistas disseram que a avaliação teve dificuldade "absurda".

Já as provas de segunda fase têm quatro questões discursivas e os candidatos também precisam redigir uma peça processual na área do direito em que escolheram atuar. No dia do exame, o coordenador do cursinho LFG, João Aguirre, disse que as avaliações estavam "dentro do nível esperado".

Regulação

A lista de aprovados foi divulgada no mesmo dia em que o Ministério da Educação assinou com a OAB um acordo para que haja um controle maior na abertura de novos cursos de Direito no País. "Vamos fechar muitos cursos. A política do balcão fechou. Não haverá mais jeitinho e a tolerância será zero com quem não tiver qualidade", disse o ministro Aloizio Mercadante.

Atualmente, o País conta com 1.200 cursos de Direito, com 800 mil alunos matriculados. O número é seis vezes mais que os 200 existentes há 20 anos. Das 220 mil novas vagas oferecidas, apenas 162 mil estão ocupadas.

Inscrições


A OAB também divulgou nesta sexta o edital de abertura do 10.º Exame de Ordem Unificado. O candidato pode se inscrever até às 23h59min do dia 8 de abril, exclusivamente pela internet, no site oab.fgv.br. No momento da inscrição, que custa R$ 200, o examinando deverá escolher em qual cidade deseja fazer a prova.

Diferente das edições anteriores, a prova começará mais cedo, às 13h (horário de Brasília), e não mais às 14h.

Além disso, a primeira fase terá perguntas sobre Filosofia do Direito, com uma ou duas questões de múltipla escolha.

Para o professor João Aguirre, a inclusão da disciplina já era esperada por integrar o currículo obrigatório dos cursos de Direito. Aguirre vê a novidade com bons olhos porque, na sua opinião, ela propicia uma formação humanística aos bacharéis. “É louvável a preocupação da OAB em também exigir uma formação humanística do advogado, afastando-o do mero conhecedor de leis, para se preocupar com a formação de um profissional mais humano e preocupado com os problemas sociais.”

Fiscalização da nova lei seca esvazia bares da Vila Madalena



Desde que as regras da Lei Seca ficaram mais rigorosas para motoristas, a boêmia Vila Madalena, em São Paulo, tem ficado mais vazia. As novas regras, implantadas no final de janeiro, foram responsáveis por uma redução de 50% no movimento de consumidores nos bares e restaurantes da região, afirma o representante da Associação de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena (Ageac), Flavio Pires. Em alguns bares, funcionários foram demitidos e o horário de atendimento foi reduzido por conta da ausência de clientes, temerosos das blitzes organizadas no local.

Na região, taxistas e clientes relatam blitzes, principalmente nos finais de semana, nas ruas Fradique Coutinho, dos Pinheiros e Cerro Corá, além das avenidas Sumaré, Doutor Arnaldo e Pompéia.

Alguns intrépidos que se arriscam acabam retidos nas barreiras policiais, aponta o gerente de vendas Carlos Afonso Lopes Júnior que, por não beber, acaba resgatando alguns colegas nas barreiras. "Tenho uns amigos que evitam vir pra cá por causa da Lei Seca. Depois desse aperto que houve, a frequência diminuiu bastante."


Quem resolve não arriscar acaba com poucas opções. O horário de funcionamento da estação de metrô mais próxima da região, ligada à linha 2-verde, vai até às 0h14 nos dias de semana e à 1h da manhã na madrugada de sábado para domingo. A frequência das linhas de ônibus que passam pela região é menor depois da 0h. Sobram os táxis, que não são acessíveis para todos e, segundo donos de estabelecimentos comerciais na região, não estão disponíveis em número suficiente para atender a demanda. Na noite de quinta-feira (21), de seis pontos de táxi consultados pela reportagem do Estado, apenas dois atenderam às ligações.

A falta de uma alternativa para os motoristas acaba interferindo no consumo na Vila Madalena, aponta Flavio Pires, que, além de representar o Ageac, possui bares no bairro. "Os comerciantes estão desanimados com essa situação. A gente concorda com a legislação, mas o órgão público precisa dar uma estrutura adequada de transporte." Segundo ele, nenhum representante do Estado procurou os empresários da região para propor soluções ou explicar a nova configuração da Lei Seca. "Após alguns acidentes absurdos, o governo passou a aplicar com mais rigor a lei. Sempre se espera ocorrer algo grave para tomar uma solução."


Os empresários da Vila Madalena devem se reunir para planejar uma campanha sobre a Lei Seca voltada ao consumidor, diz o representante da Ageac. Enquanto os bares buscam uma forma de reduzir o impacto do problema, os frequentadores acabam deixando a cerveja de lado. O funcionário público Daniel Bertelli mora em Jundiaí e prefere passar a noite a base de refrigerante para não ter problemas. "Decidi não beber por causa da blitz e porque sou motorista de motocicleta. Qualquer quantidade de álcool já interfere." Os colegas de Bertelli acabam bebendo em outros lugares ou em casa por causa da forte fiscalização. "O pessoal fica com um pouco de receio em regiões visadas pelas blitzes como a Vila Madalena."

Ouça o depoimento de Daniel Bertelli sobre a situação na Vila Madalena aqui.

Tolerância zero. Desde o dia 29 de janeiro, data de publicação da Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial, o motorista que for flagrado com qualquer concentração de álcool no sangue é autuado por infração gravíssima: multa de R$ 1.915,30, habilitação recolhida, direito de dirigir suspenso por 12 meses e veículo retido até a indicação de um condutor habilitado. Além disso, se o teor alcoólico superar os 0,34 miligramas por litro de ar, quantidade equivalente a, aproximadamente, seis latinhas de cerveja ou três doses de uísque, o infrator também responde a processo criminal, com penas variando entre seis meses a três anos de prisão, além do pagamento de multa e da cassação da CNH.

O motorista até tem o direito de se negar a fazer o teste do bafômetro. Nesses casos, o agente de trânsito preenche o formulário "Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora", com perguntas sobre as características físicas e psicológicas da pessoa parada na blitz. Além disso, o condutor também poderá ser encaminhado à delegacia.

Governo. O Detran de São Paulo informa, por meio de nota, que, no Carnaval, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa Direção Segura, com a integração das equipes do Detran.SP e das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. O projeto envolve ações de educação com abordagens em bares, restaurantes e festas. A instituição acrescenta ainda que, no Carnaval, bares da Vila Madalena foram visitados em ações voltadas para os consumidores. Os frequentadores receberam um kit com folder explicativo, "bafômetro" descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta, com o slogan da campanha: "São Paulo pela vida". Os motoristas parados durante as blitze também recebem o kit.

Em relação ao contato com o empresariado, a assessoria do Detran afirma que faz parte do escopo do programa uma aproximação e envolvimento com os empresários.

E hoje e dia de Hora do Planeta




Às 20h30 de hoje, a população de toda a Terra está convidada a participar da "Hora do Planeta" e apagar as luzes como forma de protesto contra o desmatamento e as mudanças climáticas. A Eldorado FM e a Rádio Estadão são as rádios oficiais do movimento no Brasil, realizando uma contagem regressiva. No ano passado, a iniciativa mobilizou mais de 1 bilhão de pessoas em 125 países. Monumentos como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel e o Empire State foram alguns dos ícones que ficaram no escuro por 60 minutos.

Pastor Feliciano vai à embaixada do Irã tratar de direitos humanos


Encontro com o embaixador do Irã no Brasil, Mohamad Ali Ghanezadeh Ezabadi, foi feito a pedido do diplomata







O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), alvo de protestos desde que assumiu o cargo por suas declarações sobre gays e negros, visitou nesta sexta-feira, 22, a embaixada do Irã, em Brasília. O país é conhecido internacionalmente como um dos estados com mais problemas de direitos humanos no mundo.

O encontro com o embaixador do Irã no Brasil, Mohamad Ali Ghanezadeh Ezabadi, foi feito a pedido do diplomata para tratar da prisão de um iraniano no País, que estaria sob condições precárias e em estado grave de saúde. O Brasil já interveio também sobre presos no Irã, no caso de Sakineh Ashtiani, uma iraniana que quase foi condenada à morte por apedrejamento por ter traído o marido. Em 2010, o então presidente Lula pediu a sua liberdade.

Neste mês, o relator especial das Organização das Nações Unidas, Ahmed Shaheed, disse estar preocupado com a situação do Irã, por causa da tortura “generalizada e sistemática” e agressão a ativistas pró-Direitos Humanos, advogados e jornalistas.

Comissão

O pastor Feliciano disse, em entrevista à Rádio Estadão, que não vai renunciar "de maneira alguma”, apesar da série de protestos nas redes sociais e nas ruas.

Na tarde deste sábado, 23, foi marcado um beijaço na região da Avenida Paulista, em São Paulo, organizado pelo Facebook, em favor da liberdade de orientação sexual diante do posicionamento do pastor sobre homossexuais. Também neste sábado, houve protestos em frente à embaixada do Brasil na França, em Paris. O parlamentar, que tem uma carreira como cantor, já gravou um clipe se apresentando nas ruas de Paris.