sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

de volta a serie A




Justiça comum emite nova liminar e manda CBF devolver Portuguesa à Série A

A 42ª Vara Cível de São Paulo determinou, em liminar emitida nesta sexta-feira, que a CBF devolva quatro pontos à Portuguesa e modifique a tabela final do Campeonato Brasileiro de 2013. A decisão coincide com parecer obtido pelo Flamengo no mesmo foro na última quinta-feira.

Os quatro pontos perdidos no STJD haviam selado o rebaixamento da Portuguesa para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Assim que a CBF acatar as duas liminares envolvendo Flamengo e Portuguesa, portanto, o Fluminense voltará a figurar na zona de descenso para a Série B.

Na quinta-feira, o juiz Marcelo de Amaral Perino havia acolhido ação do advogado Luiz Paulo Pieruccetti Marques. Quando soube da decisão, um sócio-torcedor da Portuguesa pediu ao jurista Daniel Neves que fizesse movimento semelhante.

Neves entrou com ação nesta sexta-feira, às 15h30, e foi despachar com o mesmo juiz. O magistrado acolheu a ação, e agora a CBF terá de devolver os pontos retirados de Flamengo e Portuguesa. Ambas as sentenças ainda admitem recurso.

Nos dois casos, as ações foram movidas por torcedores e contestaram decisão em que Flamengo e Portuguesa receberam punições do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Os dois times perderam quatro pontos por escalação irregular de jogadores no Campeonato Brasileiro, e isso acabou rebaixando a equipe do Canindé para a Série B.

As punições dadas a Flamengo e Portuguesa referem-se à última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. O time carioca recebeu sanção por ter usado o lateral esquerdo André Santos, e a pena aos paulistas deve-se à escalação do meio-campista Heverton.

Os dois atletas haviam sido julgados pelo STJD em sessão realizada na sexta-feira que precedeu a última rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo entrou em campo no sábado, contra o Cruzeiro, e a Portuguesa enfrentou o Grêmio no domingo. Os dois jogos acabaram empatados.

Flamengo e Portuguesa foram condenados com base no artigo 133 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). As ações dos torcedores, contudo, contestam a viabilidade desse dispositivo.

A argumentação dos adeptos é que o Estatuto do Torcedor tem artigos que revogam, desde 2010, a validade do artigo 133 do CBJD. E que essa regulamentação, por se tratar de uma lei federal, é hierarquicamente superior.

Na última quarta-feira, o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito civil para averiguar se STJD e CBF infringiram uma lei federal. As duas partes terão dez dias para apresentar defesa por escrito, e a Portuguesa será ouvida em audiência marcada para o dia 22 de janeiro.

"Essas decisões apenas reforçam o argumento que levou à instauração do inquérito. O argumento do Ministério Público é adequado, e esses pareceres apenas reforçam", disse Roberto Senise Lisboa, da Promotoria do Consumidor do MP-SP.

Além da averiguação do Ministério Público, o tema tem sido tratado em ações movidas por torcedores. Na segunda-feira, por exemplo, um grupo de adeptos da Portuguesa apresentou um pacote com mais de 600 pedidos. O conjunto agora articula um segundo contingente.


é...eu ainda não vi tudo nessa vida





Homem iraniano está há 60 anos sem tomar banho

Um homem que mora no sul do Irã está há 60 anos sem tomar banho, segundo relatou a agência de notícias estatal Irna.

Identificado como Amoo Hadji, 80, ele leva vida de forma primitiva, dormindo numa cabana construída por moradores do vilarejo de Dezhgah, na Província de Fars, situado próximo da área onde está instalado.

Além da sujeira que forma grossas camadas de crosta em sua pele e barba, o homem também é conhecido na região por gostar de fumar charuto contendo esterco de animais que pastam na região.

Hadji também fuma tabaco comum, principalmente em épocas de baixa temperatura, quando ele acende vários cigarros ao mesmo tempo para se esquentar.

De acordo com a reportagem da Irna, Hadji se alimenta de pequenos animais e gosta de descansar num buraco no chão que se parece com uma cova. Não se sabe o que o levou a optar por esta vida.

é bem possível



Pesquisa liga obesidade a maior risco da osteoporose
Pesquisa relaciona presença de gordura no fígado e nos músculos com gordura na medula óssea


Uma pesquisa de cientistas americanos indica que a obesidade pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a osteoporose, doença em que há um enfraquecimento dos ossos, o que leva a um risco maior de fraturas.

Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que têm mais gordura no fígado, tecidos musculares e no sangue têm também mais gordura na medula óssea, o tecido esponjoso dentro dos ossos onde surgem as células responsáveis pela formação óssea

Para chegar à conclusão, uma equipe de cientistas fez exames de ressonância magnética em 106 homens e mulheres de entre 19 e 45 anos, considerados obesos, mas saudáveis.

A conclusão é que há uma relação entre a maior presença de gordura no fígado e nos músculos e a existência de mais gordura na medula óssea â'€ independentemente do índice de massa corporal, da idade ou da quantidade de exercícios físicos que a pessoa diz fazer.

'Ossos gordos'

Segundo Miriam Bredella, que liderou o estudo, "antigamente se pensava que a obesidade ajudava a proteger contra o enfraquecimento dos ossos".

— Nós descobrimos que isso não é verdade. No nosso estudo, nós nos concentramos na gordura da medula óssea porque é lá que nossas células-tronco podem se transformar em osteoblastos — as células responsáveis pelos ossos — ou em células de gordura. A presença de gordura na medula óssea faz com que os ossos fiquem fracos. Se você tem uma coluna vertebral que está cheia de gordura, ela não será tão forte.

Ainda de acordo com Bredella, as pessoas cujo corpo tem o formato de uma maçã, com a gordura localizada em volta da cintura, podem ter um risco maior de desenvolver a doença nos ossos.

Como não podemos escolher para onde vão os quilos a mais e a gordura, a única possibilidade de minimizar esse risco seria permanecer em forma, disseram os pesquisadores responsáveis pelo estudo.

A pesquisa foi divulgada na publicação científica 'Radiology'.


FONTE BBC Brasil

esperança



Osteoporose pode ser detectada por exames dentários
Software analisa se paciente pode ter a doença antes mesmo dela se desenvolver

Dentistas da Universidade de Manchester são pioneiros de uma tecnologia chamada Osteodente (em inglês Osteodent), capaz de detectar se o paciente corre risco de ter osteoporose, antes mesmo que ela desenvolva, analisando os exames dentários.

A osteoporose, que afeta quase 3 milhões de britânicos, é uma doença em que a densidade dos ossos é reduzida, o que os torna fracos e mais propensos a quebrar.

Um estudo britânico mostrou que a deterioração óssea no maxilar pode revelar se este problema ocorre em outras partes do corpo, segundo o site Daily Mail.

A pesquisa analisou 5.000 raio-X dentais de pacientes com idade entra 15 e 94 anos. Não houve mudança na densidade óssea em mulheres até os 42 anos.

No entanto, comparando o raio-X dentário com outras partes do corpo, o resultado revelou que houve uma mesma perda de densidade óssea.

A partir dessa pesquisa, os dentistas desenvolveram um software que pode avaliar o risco que um indivíduo pode ter de desenvolver a doença. O professor de odontologia, Hugh Devlin disse:

— Este software, com o diagnóstico precoce, incluindo a terapia preventiva, pode salvar milhões de vidas.

alimentaçao e gravidez




Boa alimentação na gravidez é determinante para prevenir osteoporose 
No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, nutricionista alerta para baixo consumo de cálcio

Não tem jeito, logo que a idade avança uma das doenças que podem aparecer é a osteoporose, que deixa os ossos porosos e facilita o risco de fraturas. Apesar deste risco ser praticamente genético (80%), é possível controlar os fatores ambientais (20%) e, assim, ajudar a evitar o problema, de acordo com a nutricionista Lisia Kiehl.

No Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com o problema. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a osteoporose é responsável pelo alto índice de mortalidade entre os idosos. Um em cada cinco mulheres e um a cada cinco homens sofrem da doença.

— Estilo de vida, atividade física e alimentação adequada interferem na saúde óssea. Já na gestação, a quantidade que a mulher ingere de cálcio já é determinante para se definir a densidade óssea do bebê. A alimentação saudável com nutrientes que fortalecem os ossos, principalmente o cálcio, ajuda na prevenção e no tratamento da doença.

A especialista ainda explica que o índice de densidade corpórea reduz com o passar dos anos, principalmente após os 60 anos, e nas mulheres depois da menopausa. Por isso, é necessário se preocupar com a saúde óssea desde cedo.

— É necessário ficar atento aos fatores de risco, como histórico de saúde óssea na família, tabagismo, sedentarismo e pessoas com massa muscular abaixo do ideal, como as anoréxicas.

Brasil ingere pouco cálcio

No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado neste domingo (20), Lisia afirma que o brasileiro ingere pouco cálcio.

— 20% das mulheres com 45 anos ou mais consomem menos de três porções de leite por dia. 49% das mulheres consomem duas ou menos porções por dia. Os jovens consomem apenas 10% da porção ideal. Lembrando que a menopausa é fator de risco para as mulheres.

dicas preciosas




Cinco dicas para uma alimentação mais saudável
Especialistas dão dicas de como suprir as necessidades sem fazer muito esforço

Não é novidade que comer frutas e legumes é bom para a saúde. O difícil é colocar isso em prática no dia a dia.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400g de frutas e legumes por dia, correspondente a cinco porções diárias, para prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Mas como podemos suprir essa necessidade na prática?

Aqui estão cinco maneiras de incluir as cinco porções por dia no seu menu diário sem fazer muito esforço.

Adicionar frutas ao café da manhã

O café da manhã não tem que ser chato, especialmente se você adicionar frutas.

A nutricionista Helen Ford aconselha:

— Corte uma maçã ou uma pêra, junte com blueberries, e coloque no cereal ou na farinha de aveia para obter um reforço de vitamina C e betacaroteno.

Se você não tem tempo de tomar café da manhã, uma solução é um shake de frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa, que são ricas em antioxidantes que estimulam o sistema imunológico.

— O mais importante são as polpas das frutas, pois mastigá-las aumenta a produção dos sucos gástricos, o que auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes.

Adicionar a casca é ainda melhor, porque, de acordo com a especialista, ajuda a reduzir o colesterol.

Para aqueles que argumentam que comer frutas os deixam inchados, a nutricionista tem um remédio.

— É melhor comer a fruta por volta de uma hora antes da refeição, ela contém açúcares simples, que não exigem muita digestão.

Ford continua:

— Outros alimentos, como os ricos em gordura, proteína e amido, permanecem por mais tempo no estômago, e tem uma digestão mais lenta. Por isso, se você comer frutas após a refeição, a frutose vai ficar por muito tempo no estômago, vai fermentar e causar distensão abdominal e flatulência.

Legumes para o lanche

Ford explica que figos secos e nozes são boas escolhas para comer entre as refeições.

O chef Javed Anand sugere usar suco de frutas ou de legumes para fazer um pão achatado, como pita ou o tradicional pão indiano Paratha.

— Em vez de adicionar água à massa, adicione o suco.

Anand complementa:

— Você pode adicionar manteiga, queijo ou pickles. Esta é uma ótima maneira de incluir legumes na massa.

Sopa para substituir o sanduiche

Sopa de agrião é uma escolha ideal para o almoço, explica Ford, pois é rica em ferro e magnésio.

No entanto, a nutricionista explica que, se você preferir um sanduíche, basta adicionar uma porção de folhas verdes escuras, como espinafre e agrião.

Se o problema da sopa é que dá a impressão de que não enche o estômago, você pode adicionar carne ou legumes a uma base vegetal.

O chef Mathew Pennington é um especialista em sopas à base de legumes, porque são fáceis de adaptar, desde que você mantenha as mesmas proporções.

— Para uma sopa para quatro ou seis pessoas, a base é sempre 500g de cebola, 250g de cenoura e 250g de aipo. Descasque e corte os legumes em cubos e misture em uma frigideira grande, em seguida cubra-os com água. Deixe ferver e cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere com sal e vinagre, e misture até ficar homogêneo. Você pode peneirar se quiser não quiser a sopa com pedaços.

Compota de frutas

Cozinhar a fruta lentamente usando especiarias ao em vez de açúcar também é uma boa maneira de melhorar o sabor do doce ou da compota.

— Eu amo peras e pêssegos cozidos em um pouco de água com anis estrelado e canela. Depois de cozido, retiro as frutas e adiciono um pouco de iogurte grego e açafrão.

Anand diz que o anis estrelado é uma espécie muito versátil e vai bem com todos os tipos de frutas. Uma outra dica é usar menta, que adiciona frescor a uma salada de frutas ou compota.

— Açafrão funciona bem com manga e laranja.

Além disso, diversos estudos sugerem que o ruibarbo contém níveis elevados de polifenóis, que protegem as células do organismo contra danos por radicais livres.

Pesquisadores da Sheffield Hallam University, na Inglaterra, descobriram que o ruibarbo cozido de forma lenta tem um maior teor de polifenóis do que em seu estado natural.

Assim, para uma sobremesa nutritiva ou um lanche com um alto teor de vitamina C, você pode fazer uma compota de ruibarbo com gengibre e suco de laranja.

— Maçãs e amoras cozidas vão muito bem com uma boa pitada de canela', diz Helen Ford. 'É uma deliciosa sobremesa saudável e cheia de vitaminas.

Varie as frutas e legumes

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo as cinco porções por dia é comer de acordo com as cores do arco-íris, ou seja, diferentes frutas e legumes.

— É muito importante ter uma dieta variada e experimentar pratos diferentes. Eu acho melhor comer uma variedade de frutas e legumes preparados de forma menos saudável, do que comer o mesmo legume favorito o tempo todo.

Javed Anand diz que o coco, que muitos acham pouco saudável, é muito bom para a pele e o cabelo. A chef recomenda cozinhar carne com leite de coco.

— Para mim, quanto mais variada a dieta, mais saudável você está.


fonte BBC Brasil

sem exageros



Fuja dos "falsos" alimentos saudáveis
Nutricionista explica que pessoas se enganam na hora de comprar produtos


Fazer regime sem orientação pode ser um risco para a saúde. Uma das atitudes mais comuns de quem quer emagrecer rapidamente é ir ao supermercado e comprar opções aparentemente saudáveis, como barrinhas de cereais, sopas instantâneas, adoçante e sucos de caixinha. Supostamente benéficos à dieta, muitas vezes esses produtos são, na realidade, “falsos” alimentos saudáveis, de acordo com o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital e Maternidade São Luiz.

— Basear-se em itens industrializados com alegações de marketing emagrecedor é um grande erro. O ideal é consumir alimentos naturais e deixar os industrializados para situações de emergência, sempre procurando limitar sua quantidade.

Longe de serem “light”, muitos desses produtos trazem altas concentrações de açúcar, sódio ou gordura, de acordo com o especialista. Como isso, o consumidor ingere esses nutrientes sem perceber, ultrapassando muito a quantidade máxima diária recomendada.

— O rótulo é nosso principal aliado, mas faltam programas educacionais orientando como analisá-los. É preciso ficar atento principalmente às informações referentes a carboidratos, proteínas, gorduras, colesterol, fibra e sódio.

O nutrólogo explica que barrinhas de cereais são um dos itens que frequentemente levam a enganos. Para ficarem mais atraentes e saborosas, muitas têm cobertura de chocolate, mel, açúcar refinado, entre outros ingredientes não recomendáveis para quem precisa controlar o peso. Nesse caso, a sugestão é procurar frutas desidratas (damasco, ameixa, uva passa) e sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo). Outra cilada é a bolacha água e sal. Considerando que cada bolacha tem uma média de 30 calorias, quatro unidades equivalem ao mesmo valor calórico de um pão francês, mas com uma quantidade muito superior de gordura.

alerta



Má conservação dos alimentos no calor pode trazer problemas de saúde; veja quais
Ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas adequadamente

Por conta do verão, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para o consumo e a conservação dos alimentos, uma vez que os problemas digestivos, como as gastroenterites agudas, e as infecções bacterianas são comuns com o calor intenso.

Segundo a gastroenterologista do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) Debora Poli, nesta época do ano, os ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente.

— As carnes de todo o tipo também devem ser conservadas corretamente. Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus

A recomendação é que se opte por alimentos ricos em água nesta época de altas temperaturas. Para manter a hidratação, o ideal é abusar do consumo de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás (evitar os chás preto e mate, que contêm grande quantidade de cafeína) e também de frutas, em especial melancia e melão.

— Os refrigerantes são ricos em açúcares e não são recomendados pelo teor calórico e nos casos de diarreia. Já o álcool, por si só, é um agente agressor da mucosa [revestimento interno] do aparelho digestivo. Qualquer forma de bebida alcoólica pode apresentar quadro de gastrites e piora do refluxo, com a típica sensação de queimação ou azia, até dor abdominal e diarreia. É o grande responsável por desidratação e toda aquela sensação de ressaca. O consumo excessivo de álcool pode levar à hepatite aguda e mais tardiamente à cirrose.

Segundo a especialista, outra questão importante é o cuidado com os idosos e as crianças, que são mais suscetíveis a problemas de saúde por serem mais frágeis e com maior propensão à desidratação.

— Caso a pessoa, de qualquer idade, apresente algum sintoma de problema gastrointestinal, é recomendável procurar um médico especialista que poderá indicar o tratamento adequado.


quando vc acha que ja viu de tudo, não viu foi nada




Mulher recebeu multa de cerca de R$ 2.500 de tribunal suíço.

 Uma enfermeira que tirou uma foto de si mesma ao lado de uma aposentada morta, da qual ela cuidava, e postou a imagem no Facebook, foi multada em cerca de R$ 2.500 por um tribunal na Suíça. Blaze Binder, de 37, estava trabalhando na casa em Mogelsberg e publicou a imagem dizendo que ela era ladra de almas.

A mulher pedia aos amigos para adivinharem se os idosos que apareciam nas imagens com ela estavam vivos ou mortos. A mídia local começou a chamá-la de enfermeira do diabo.

A Associação Suíça de Enfermeiros disse que estava "chocada e chateada" com as imagens. A mulher foi criticada no Facebook, mas rebateu com comentários como: "Eu posso colocar o que eu quiser no meu Facebook”. 


O tribunal de St Gallen, na Suíça, a cerca de 85 km de Zurique, considerou a mulher culpada de "violar a paz dos mortos" e abuso de confiança, e, além da multa, emitiu uma punição que a suspende em 120 dias de salário.

Os parentes da idosa morta pedira que as imagens fossem retiradas rapidamente da internet, e mostraram indignação por uma casa de repouso ter funcionários como a enfermeira.




e tem gente que tem preguiça de estudar



Estudante chinesa fica famosa na web ao amarrar os cabelos com pregadores de roupa para evitar dormir enquanto estuda

Imagem foi parar na web e ganhou repercussão instantaneamente.

Uma estudante chinesa conseguiu chamar a atenção na web após ter sua foto divulgada com os cabelos amarrados por meio de pregadores de roupas para evitar dormir enquanto estudava. A maneira curiosa é usada para ajudar a jovem a atravessar noites e não perder a concentração. 

Chen Tang, de 20 anos, contou com a ajuda de Huang Lu, de 21 anos, para bolar a ideia. A inspiração veio de estudiosos históricos que lutavam contra a vontade de tirar um cochilo. 

A garota disse que lembrou de dois famosos eruditas chineses que, segundo a lenda, escolhiam métodos mais dolorosos para manter suas mentes sempre alerta. Huang, que postou as fotos de Chen na web, contou que usaram os varais para secar roupas a fim realizar o procedimento bizarro. 


Chen afirmou que pretende continuar usando a fórmula maluca: “A preparação é chata, mas a prática com o cabelo pendurado torna-se interessante e eu realmente me sinto com mais energia para estudar dessa forma”, concluiu.