terça-feira, 4 de junho de 2013

mas ein??



Homem de 66 anos descobre em check-up que é biologicamente uma mulher
Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial

Um homem de 66 anos que foi a um hospital de Hong Kong aflito com um inchaço no abdômen recebeu uma impactante notícia: ao passar por um check-up, o diagnóstico apontou que se tratava de um cisto no ovário, já que, biologicamente, ele é uma mulher.

Segundo publicou nesta terça-feira (4) o jornal local "South China Morning Post" ("SCMP"), a confusão se deve a uma condição muito rara que é a combinação de dois distúrbios genéticos: a síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH).

A síndrome de Turner leva mulheres a terem algumas deficiências, entre elas, perdem a capacidade de engravidar, e, embora os portadores costumem ter aspecto feminino, nesse caso específico o portador do distúrbio também sofria de CAH, que provoca um aumento dos hormônios masculinos e gera uma aparência masculina.

Com barba, um pequeno pênis, mas sem testículos, o paciente, um chinês órfão nascido no Vietnã, havia considerado durante toda a vida ser um homem, relata o professor em pediatria Ellis Hon Kam-luna na revista médica "Hong Kong Medical Journal".

— É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo

Depois de descobrir sua condição no hospital Queen Elizabeth da ilha, o paciente, que prefere manter anonimato, decidiu continuar sua vida como homem e começar um tratamento de hormônios masculinos.

Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial, mas os diagnósticos foram fornecidos antes.

A síndrome de Turner tem uma prevalência estimada de uma em cada 2.500 ou 3 mil mulheres, e implica ter só um cromossomo "x", em vez dois, que é o normal. Seu diagnóstico costuma ser possível inclusive em testes pré-natais, mas a combinação dessa síndrome com o CAH levou o paciente a desconhecer seu gênero biológico até uma idade inédita na literatura médica.

foi uma "AGADA"




Ministro da Saúde manda tirar campanha 'Eu sou feliz sendo prostituta' da internet
Esta é a terceira vez que o ministério determina a retirada de material com potencial de causar polêmica

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recuou e mandou retirar a peça "Eu sou feliz sendo prostituta" da página do Departamento de Doenças Sexuais Transmissíveis (DSTs), Aids e Hepatites Virais. O material integrava uma campanha do ministério nas redes sociais para prevenção da aids e redução do preconceito. Nesta terça-feira, 4, no entanto, Padilha afirmou que o material estava em teste. "Enquanto for ministro, uma peça como essa não fará parte de campanha", disse.

A peça exibida na página do departamento trazia o logotipo do ministério e havia sido divulgada no Twitter. Além disso, na página do departamento, havia chamadas com destaque para a campanha. Esta é a terceira vez que o Ministério da Saúde determina a retirada de material com potencial de causar polêmica.

A pasta, por determinação do governo, havia mandado recolher um kit de prevenção de aids dirigido a adolescentes. O material abordava temas como homossexualidade, drogas e gravidez. O ministro da Saúde, assim como fez nesta terça-feira, justificou na época que a distribuição tinha sido feita à revelia dele. Em 2012, um vídeo de carnaval trazendo um casal gay também foi retirado de veiculação. A justificativa foi que o material era de veiculação para públicos específicos.

A peça "Eu sou feliz sendo prostituta" integrava a campanha "Sem vergonha de usar camisinha." O material, que traz ainda vídeos, é fruto da oficina de profissionais do sexo, realizada em março em João Pessoa. As peças da campanha trazem mensagens contra preconceito, sobre necessidade de prevenção contra DST-Aids e a respeito da vontade das prostitutas de serem respeitadas.

protesto de estudantes termina em confusao



Protesto de estudantes em Salvador é reprimido a balas de borracha
Estudantes de Medicina reivindicavam o pagamento de salários atrasados dos professores e melhorias na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

 Um protesto realizado por estudantes de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) na manhã desta terça-feira, dia 4, em Salvador, terminou com intervenção da Tropa de Choque da Polícia Militar e oito alunos da instituição atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dois deles foram feridos por balas de borracha.

O protesto começou às 8h30. Cerca de 200 estudantes, reunidos na frente do campus, seguiram para a Avenida Paralela, a mais movimentada da cidade, e interromperam o tráfego em um dos sentidos. Eles reivindicam o pagamento dos salários atrasados dos professores e melhorias nas condições de ensino do curso.

Chamada ao local para tentar desobstruir a via, a Polícia Militar passou a negociar com os manifestantes a liberação de duas das quatro faixas da avenida, mas os estudantes liberaram apenas uma. Segundo a PM, também foi sugerido que a manifestação fosse feita no canteiro central da avenida, o que foi negado. O reforço da Tropa de Choque foi chamado.

Segundo os estudantes, não houve mais negociações. "Eles (integrantes da tropa) chegaram atirando balas de borracha e bombas de efeito moral contra a gente, não teve conversa", conta a estudante Priscila Pereira. Com o ataque, os estudantes fugiram da avenida e a pista foi rapidamente liberada.

Os dois estudantes atingidos por balas de borracha sofreram escoriações ao cair. Eles foram atendidos por ambulâncias do Samu. Nenhum deles teve ferimentos graves. Outros quatro alunos passaram mal com a confusão e precisaram de atendimento.

Segundo a PM, já havia a determinação de que eventuais protestos dos alunos da instituição não poderiam interromper o fluxo de veículos da avenida. "Já tínhamos realizado reuniões com eles sobre esse tema e ficou estabelecido que as ações desse tipo teriam de ficar restritas à via que dá acesso à faculdade, paralela à avenida", conta o major César Castro, que comandou a ação. "Não temos interesse nesse tipo de intervenção, mas tentamos a negociação e não tivemos sucesso."

Em nota, a PM informou que teve de agir rapidamente para liberar a pista, já que as negociações não avançaram. A FTC informou que um grupo de estudantes foi recebido pela direção da faculdade, que se comprometeu a pagar os salários de abril até o fim da semana.

bye bye



Fim de linha para 'O Dentista Mascarado'

Foi bom como experiência, mas, assim como está, O Dentista Mascarado não mostra futuro. A série que lançou Marcelo Adnet como astro na Globo tem mais três episódios pela frente e nenhuma perspectiva de 2ª temporada. O programa terá sua última cena no ar dia 21, como já era previsto para a 1ª temporada - a partir da semana seguinte, o horário será ocupado por Saramandaia. Em abril, quando a coluna questionou o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, sobre o futuro de Adnet, ele ainda aguardava os resultados da série no Ibope. Da estreia, com 17 pontos, o Dentista foi a 11 e fechou a última sexta com 12 em São Paulo.   A PEC das domésticas norteia a volta do Sai de Baixo, em quatro episódios inéditos gravados para o canal Viva. Há anos sem notícias da família do Arouche, o público saberá que Vavá/Luiz Gustavo perdeu seu apartamento por dívidas de condomínio. E Neide/Márcia Cabrita comprou o imóvel, graças a uma ação trabalhista contra uma antiga patroa que não recolhia seu FGTS.

Para o revival do Sai de Baixo, cada ator recebeu apenas seis convites para distribuir entre amigos interessados em ocupar a plateia das gravações excepcionais do humorístico. Essa foi a maior queixa do elenco, ontem, em entrevista a jornalistas sobre os novos episódios, que vão ao ar na próxima semana.

O programa do Ratinho foi o mais comentado nas redes sociais em maio, segundo o ranking da TV Square, plataforma que mensura posts sobre televisão nas redes sociais. Alcançou 7,07%, ante 4,15% da novela Salve Jorge.

O SBT também aparece no ranking da TV Square de maio como a emissora mais comentada do mês nas redes sociais.

Mas, Félix, o grande salvador da pátria para a novela das 9 da Globo, mobilizou, sozinho, uma média de 40% dos comentários sobre Amor à Vida na semana passada, segundo a mesma TV Square. A novela, no entanto, continua a ocupar o 2º lugar, assim como acontecia com Salve Jorge, atrás de quem? Ratinho, de novo.

O Telecine Play, plataforma que oferece os filmes da rede em sistema everywhere, terá sua Sessão Lançamentos, principal faixa desse espaço, devidamente patrocinada a partir de hoje. A vaga é da Fiat.

Os Detetives do Prédio Azul, seriado da Conspiração para o canal Gloob, acaba de lançar O Ladrãozinho, seu terceiro aplicativo gratuito para iPad.

André Trigueiro põe o seu Cidades e Soluções, na Globo News, a serviço dos prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e do Rio, Eduardo Paes, em nome do Dia Mundial do Meio Ambiente. A conversa vai ao ar em duas edições: amanhã, data da efeméride, e no dia 12.

super lotaçao



Cresce 8% transporte de passageiros em trens e metrôs

O número de passageiros transportados em trens e metrôs no País em 2012 chegou a 2,6 bilhões, com crescimento de 8% em relação a 2011, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 04, pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Para 2013, a entidade estima uma expansão maior, de 10%.

Por dia, a média de passageiros transportados no modal foi de 9 milhões no ano passado. Isso representou um aumento de 3,8% em relação a 2011, nesse critério. Por outro lado, o crescimento da malha ferroviária de passageiros não acompanhou esse ritmo, apresentando uma expansão de apenas 3,2% em 2012. O documento da ANPTrilhos destaca que nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no Brasil desde 2010. A rede total do País no modal urbano de passageiros tem 1.028 quilômetros de extensão.

"A infraestrutura não tem acompanhado o crescimento da demanda. Mesmo com o crescimento do número de passageiros nos últimos anos, o resultado ainda é muito baixo. Apenas Xangai (na China) chega a transportar 7 milhões de pessoas por dia no sistema de trens e nós estamos com 9 milhões", afirmou o presidente da entidade, Joubert Flores, que lembrou que existem apenas 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

O consumo das operadoras de transporte público sobre trilhos em 2012 foi de 1,8 gigawatt/hora (GWH), equivalente a cerca de 0,5% do consumo total do País. "Nosso maior pleito é que retorne o benefício sobre a eletricidade utilizada para o transporte de passageiros. No passado, havia um desconto de 75% sobre o uso dessa energia. Seria uma oportunidade de aumentarmos o uso desse transporte sustentável e não poluente", completou Flores.