passo a passo da escolha do novo papa,Francisco I
16h31: Após sua benção, o papa Francisco é aplaudido e aclamado pela multidão reunida na Praça de São Pedro.
16h29: O papa Francisco inicia sua benção.
16h29: “Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, diz o papa Francisco.
16h28: O papa Francisco pede que o povo faça uma oração para ele. “Vamos fazer silêncio para fazer essa oração de vocês por mim”. A multidão se cala em oração.
16h26: “Agora, vamos iniciar esse caminho juntos. Esse caminho da Igreja de Roma. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós. Vamos orar uns pelos outros, rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade.”
16h25: “Antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso papa emérito, Bento XVI. Oremos para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o receba”. E inicia o “Pai Nosso”, seguido da “Ave Maria”.
16h24: O papa Francisco inicia sua benção: “Irmãos e irmãs, boa noite”. A multidão grita, emocionada.
16h22: o novo papa, Francisco, faz sua primeira aparição na Praça São Pedro e é ovacionado pelos fiéis. Como determina a tradição, ele veste a batina branca, que é vestimenta papal.
16h20: Em 2005, uma reportagem da revista italiana Limes, informou que Joseph Ratzinger foi eleito apenas depois do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, considerado seu principal rival, mostrar que não desejava assumir a responsabilidade do cargo. Ratzinger então foi eleito com 84 votos, na quarta e última rodada.
16h19: É um homem sem luxo, vive sem ostentações, cozinha a própria comida, usa o transporte público.
16h18: Jorge Mario Bergoglio é cardeal desde 2001, foi indicado por João Paulo II, e é arcebispo de Buenos Aires desde 1998
16h17: O argentino Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, é arcebispo de Buenos Aires, é progressista, foi o principal concorrente do papa emérito Joseph Ratzinger no último conclave
16h15: Esse será o primeiro papa latino-americano em mais de 1.000 anos, surpreendendo a multidão.
16h13: Seu nome será Francisco – o primeiro papa com nome Francisco.
16h13: O argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa.
16h12: As janelas da sacada se abrem. “Habemus Papam”
16h08: Mesmo com o frio de 8ºC, os fiéis continuam chegando à Praça São Pedro. Em Roma, são 20h08.
16h07: Fiéis ficaram horas aguardando esse anúncio. Muitos estão desde o início da manhã reunidos em Roma esperando o resultado do conclave.
16h06: As luzes se acendem na sacada principal da basílica São Pedro. Multidão grita “Viva o papa! Viva o papa!”
16h04: Rádio Estadão - acompanhe ao vivo a cobertura do apresentação do novo papa.
16h02: Estadão Dados - “Papa”, “fumaça” e “branca” viram hits instantâneos no Twitter.
16h: Nome do novo papa deve ser anunciado em breve.
15h55: Veja as mensagens no Twitter postadas por quem está na Praça de São Pedro, no Vaticano.
15h54: Site do Vatiano homenageia novo papa.
15h50: Um dos momentos mais íntimos do conclave é quando o eleito retira-se para a sacristia da Capela Sistina para meditar e vestir uma das três vestes brancas já preparadas antes de apresentar-se aos fiéis na Praça São Pedro.
15h42: Fiéis cantam em coro, emocionados, o hino pontifício interpretado pela polícia italiana.
15h39: Agora quem chega à Praça São Pedro em desfile são os policiais italianos.
15h36: Multidão grita “Viva o papa! Viva o papa!”
15h33: A banda do Vaticano chega à Praça São Pedro e a guarda suíça acompanha em traje de inverno.
15h31: É cada vez maior a multidão de fiéis que se aglomera na Praça São Pedro aguardando o anúncio do nome do novo papa.
15h28: A partir da eleição, o papa inicia imediatamente o exercício de seu mandato, com autoridade sobre toda a Igreja Católica, mas a entronização ou posse só ocorrerá alguns dias depois. O tempo suficiente para a chegada de delegações governamentais e religiosas ao Vaticano para a cerimônia, uma missa solene na Praça de São Pedro.
15h26: Após aparecer para o público e dar a sua primeira bênção, o novo papa volta à Casa de Santa Marta, onde ocupará um apartamento especial, depois de jantar com os cardeais.
15h25: Após cerca de 40 minutos, o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro para dar a bênção Urbi et Or::bi ( à Cidade de Roma e ao Mundo), sua primeira bênção.
15h23: Logo depois, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, protodiácono deste conclave, dirige-se à sacada principal da Basílica de São Pedro para fazer o anúncio “Habemus Papam!”, seguido do sobrenome do cardeal eleito para assumir o trono de São Pedro.
15h22: Na volta, é lida uma passagem do Evangelho ligada à figura do papa, com uma breve oração. Os cardeais lhe prestam homenagem e cada um deles se ajoelha aos pés do novo pontífice e lhe promete obediência.
15h20: Agora, o novo papa dirige-se à Sala das Lágrimas, anexa à Capela Sistina, e recebe as vestes (batina branca) de romano pontífice.
15h19: Após a contagem dos votos, o cardeal que preside a eleição perguntou ao escolhido, em latim, se ele aceitava ser papa e ele disse sim, por isso a fumaça branca.
15h18: Para ser eleito, o novo papa teve de receber mais de dois terços dos votos dos 115 cardeais – o que significa que ele recebeu ao menos 77 votos.
15h15: Fumaça branca continua saindo da chaminé da Capela Sistina. Sinos continuam badalando. Fiéis gritam entusiasmados.
15h12: O novo papa foi eleito no quinto escrutínio do conclave, a quarta votação de hoje.
15h10: Fiéis emocionados gritam em coro “Habemus Papam” na Praça São Pedro.
15h09: Multidão vibra e grita com a escolha do novo papa. Os sinos da basílica São Pedro anunciam que a Igreja já tem seu novo líder.
15h06: Igreja Católica já tem um novo papa. Mais informações em instantes. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 19h06 (15h06 do horário de Brasília).