sexta-feira, 15 de março de 2013

Dilma deve trocar três ministros nesta sexta-feira




A reforma ministerial do governo Dilma Rousseff deve começar pelo PMDB. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, o presidente estadual do PMDB em Minas Gerais, deputado federal Antônio Andrade, deve substituir Mendes Ribeiro no Ministério da Agricultura.

Já Mendes Ribeiro deve ocupar Secretaria de Assuntos Estratégicos, ocupada atualmente por Moreira Franco, que seria transferido para a Secretaria de Aviação Civil.

Wagner Bittencourt, que está à frente da Secretaria de Aviação Civil no momento, deixaria o governo.


O acordo para a troca de comando nas pastas do PMDB foi costurado entre a presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer, que se reuniram no início da tarde desta sexta-feira (15). Apesar de a presidente ter dito na quarta-feira (13) que não trataria da reforma ministerial nesta semana, circula em Brasília a informação de que a reforma pode ser anunciada ainda hoje.

Há dúvida, no entanto, se Dilma anunciaria as mudanças apenas para os cargos do PMDB, ou se já contemplaria mudanças nas pasta ocupada pelo PDT. No Ministério do Trabalho e Emprego, o pedetista Brizola Neto deve ser substituído por outro colega de partido: o secretário-geral nacional do partido, Manoel Dias.

O PSD de Gilberto Kassab também pode assumir uma cadeira na Esplanada. Nesta semana, em encontro com a presidente Dilma, Kassab teria recusado assumir um ministério, o que não significa que o seu partido esteja fora da reforma.