terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pesquisadores encontram uma nova espécie de anta na Amazônia





Nova espécie encontrada na Amazônia. Crédito: Cortesia Fabrício Santos
Imagine se é possível um animal enorme como uma anta passar despercebido na natureza. Pois uma espécie da Amazônia conseguiu a proeza. Pela primeira vez desde 1865, um grupo de cientistas publicou hoje a descoberta de uma nova espécie habitando as florestas nos Estados de Amazonas, Rondônia e também a amazônia colombiana.
A Tapirus kabomani é a quinta anta já encontrada no mundo. E o primeiro grande mamífero terrestre da ordem Perissodactyla (formada por antas, rinocerontes e cavalos) encontrado em mais de cem anos anos.
Um pouco menor que a anta brasileira (Tapirus terrestris) – tem cerca de 110 quilos contra 320 kg da parente mais conhecida –, era conhecida das tribos indígenas que habitam a região, mas só chamou a atenção da ciência recentemente.
O pesquisador argentino Mario Cozzuol, lotado na Universidade Federal de Minas Gerais, foi quem resolveu investigar o bicho. As primeiras evidências da nova espécie foram notadas por ele uma década atrás. O nome que ela recebeu é uma referência a “Arabo kabomani”, que significa anta na língua Paumarí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário