domingo, 1 de setembro de 2013

3 x 0



Com nova vitória por 3 a 0, Brasil conquista nono título do Grand Prix
Seleção de Zé Roberto Guimarães não perdeu nenhum set na fase final, em Sapporo (Japão)

Graças a uma campanha até então irretocável na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei entrou em quadra na madrugada deste domingo (1) precisando vencer apenas dois sets contra a China para conquistar o título da competição. O time de Zé Roberto, porém, fez bem mais que isso: em mais uma ótima atuação, passou pelas asiáticas por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-14 e 25-20.

Desta forma, a equipe verde-amarela conquistou seu nono título na história da competição, isolando-se ainda mais como o maior campeão da história do torneio. Segundo maior vencedor, os Estados Unidos subiram ao pódio em cinco oportunidades (três vezes nos últimos três anos), duas a mais que a Rússia.

Curiosamente, a equipe da China perdeu seu único jogo no Grand Prix justamente contra o Brasil. Como consolo à seleção que só venceu o campeonato em 2003, ficou a medalha de prata, algo que não deixa de ser um grande feito equipe bastante renovada, que este ano passou a ser comandada pela lendária ex-jogadora Lang Ping.

Zé Roberto, por sua vez, optou por um time mesclado nesse início de ciclo olímpico. Mesmo dando oportunidades para um time B nos primeiros jogos, enquanto as estrelas descansavam, ele viu sua equipe ser derrotada apenas uma vez, ainda na fase classificatória, para a Bulgária (3 a 1). Como ponto positivo, ainda viu o crescimento da ponteira Gabi, de 19 anos, que virou titular da equipe.

Contra as chinesas, Gabi marcou 12 pontos. Companheira de posição da revelação, Fernanda Garay fez 14, enquanto a oposta Sheilla terminou a partida como a maior pontuadora com 18. Em grande dia, as três foram excelentes opções de ataque para a levantadora Dani Lins, eleita a melhor em quadra.

Cabe destacar ainda o bom desempenho do sistema defensivo do Brasil, em especial no primeiro e no segundo set. Sem conseguir colocar as bolas no chão, as chinesas acabaram sendo presas fáceis e em nenhum momento ameaçaram a conquista verde-amarela.

O único momento em que o jogo ficou equilibrado foi na metade do terceiro set, quando, já relaxadas pela garantia do título, as brasileiras permitiram que as rivais chegassem aos 11 a 7. Não demorou muito, no entanto, para a concentração da equipe chegar e, depois da virada, a central Thaísa encerrar o set e o jogo com 25-20.

O próximo desafio das brasileiras no ano será o Campeonato Sul-Americano, de 16 a 23 de setembro, no Peru. A competição será classificatória para a Copa dos Campeões e o Campeonato Mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário