sexta-feira, 19 de julho de 2013

aqui ja nao daria muito certo


Suando pelo planeta

Uma das vantagens sobre as construções sustentáveis, é que se realizadas de maneira correta elas podem ser muito vantajosas financeiramente. O gasto na hora da construção pode ser maior mas, a longo prazo, vale a pena a diminuição em gastos como água ou eletricidade, principalmente em grande escala.

Esse é o caso de shoppings ou prédios industriais, como acontece no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Lá está o Mall of America, um dos maiores shoppings do país que fica na cidade de Bloomington. Lá o inverno pode ser rigoroso em alguns dias, e manter todos os visitantes aquecidos pode ser uma tarefa complicada.

A solução foi criar um sistema de energia solar que é combinado com o calor gerado pela iluminação ambiente, já que a arquitetura foi toda pensada para permitir entradas estratégicas de luz. Outro detalhe importante são os próprios visitantes: Um sistema usa o calor das pessoas que passeiam pelas lojas para alimentar ainda mais o ar condicionado, que fica sempre cravado em 21 graus.

São mais de 40 milhões de pessoas que passam por lá todos os anos, e todas elas contribuíram para o aquecimento do local, e ainda ajudaram de certa forma na sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário