quinta-feira, 6 de junho de 2013

haja velocidade




Cortador de grama mais veloz do mundo atinge 250 quilômetros por hora
Honda corre para desenvolver equipamento, mas modelo já foi vetado nas corridas de cortadores de grama


Engenheiros da Honda estão correndo para construir cortador de grama mais rápido do mundo, capaz de percorrer até 250 quilômetros por hora. O recorde atual, da empresa aditivo de combustível Gold Eagle, é de 155 quilômetros por hora.

O desafio para os engenheiros da Honda foi proposto por uma revista especializada. A Honda informou que assumiu o projeto para promover suas "credenciais desportivas", segundo reportagem da BBC.

O principal desafio dos engenheiros é a exigência de manter a aparência do cortador de grama, além da capacidade do equipamento de continuar a cortar a grama mesmo em alta velocidade, explicou Peter Crolla, gerente da equipe de engenheiros.

O prazo para a equipe completar o trabalho termina dia 17 de junho. A montadora japonesa usou um dos seus modelos de cortadores de grama, substituindo o motor por outro mais potente usado em suas motocicletas.

A caixa de direção foi adaptada de um automóvel para oferecer maior controle. O assento do cortador foi rebaixado e as rodas e pneus foram substituídos por modelos similares a de quadriciclos. A  parte metálica do chassis, onde ficam as lâminas, foi substituída por uma similar de fibra de vidro, mais leve.

As alterações forçaram os engenheiros a repensar a forma como a máquina corta a grama. O modelo original contava com lâminas de metal. A nova máquina terá fios que giram a quatro mil rotações por minuto.

A equipe diz que a máquina deve ser capaz de acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em pouco mais de quatro segundos

"Não há nenhuma razão científica para fazermos um cortador tão veloz", disse Piers Ward, da revista Top Gear, que propôs o desafio."Mas porque demorar uma hora para aparar a grama de um campo de futebol quando você pode fazê-lo em cinco minutos?", ironizou ele.

Na verdade, cortadores de grama capazes de correr a altas velocidades não são um fenômeno novo. Na Inglaterra existe até mesmo uma associação que organiza corridas de cortadores de grama desde 1973.Mas a entidade já alertou que não vai aceitar o modelo da Honda por causa de limites rígidos sobre a quantidade de modificações que as equipes podem fazer em seus motores.

"Depois de todas essas mudanças, o equipamento não é mais exatamente um cortador de grama", disse Mark Robinson, da associação britânica que organiza as corridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário