quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

coisa seria






SP: volume de água em reservatório volta a cair, e nível bate novo recorde



O nível de água do Sistema Cantareira voltou a cair nesta terça-feira (11), chegando a 19,4% de sua capacidade de armazenamento, e atingiu um novo recorde negativo. Esse é o menor volume registrado na história, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O volume de chuva acumulado de 1º de fevereiro até hoje foi de 2,1 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 202,6 mm, segundo a Sabesp.  

Em janeiro, as chuvas também ficaram bem abaixo da média, em 87,8 milímetros, ante 259,9 milímetros esperados para o período. No final do mês, o volume de água no reservatório era de 22,2%.

O Sistema Cantareira foi criado em 1974 e abastece 8,1 milhões de pessoas das zonas norte, central e partes das zonas leste e oeste da capital, além de outros dez municípios da Grande São Paulo.

Racionamento
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, disse nesta terça-feira, em entrevista à rádio Jovem Pan, que a possibilidade de racionamento preocupa por causa do baixo nível do Sistema Cantareira.

"É uma situação preocupante, sim. Nós estamos passando por um evento crítico mundial. Enquanto aqui no ocidente nós estamos passando por esse calor, nos EUA há uma nevasca inédita e, na Europa, enchentes", disse Dilma.

No último domingo (9), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descartou um racionamento de água no Estado. "Neste momento não haverá racionamento", afirmou.

Economia de água
A Sabesp está oferecendo desconto de 30% na conta dos usuários abastecidos pelo Sistema Cantareira que economizarem pelo menos 20% do consumo médio dos últimos 12 meses: fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

A companhia informou que a economia de água do Sistema Cantareira foi de 500 litros por segundo entre os dias 2 e 9 deste mês, na primeira semana em vigor do incentivo financeiro. "É o suficiente para encher 120 piscinas olímpicas", informou a empresa, em nota enviada à imprensa. (Com Estadão Conteúdo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário