segunda-feira, 27 de maio de 2013
E começa a temporada de "problemas" do ENEM
Após problema no site, Enem bate recorde histórico de inscritos e chega a mais de 6,5 milhões no último dia
Número de participantes supera previsão do governo. Período de inscrição acaba 23h59
Após um problema no site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na madrugada desta segunda-feira (27), o número de inscrições para o exame nacional bateu o recorde histórico de inscritos e chegou a mais de 6,5 milhões. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a situação já foi normalizada e o período de inscrição se encerra às 23h59 de hoje.
Nesta madrugada, os candidatos tiveram problemas para se inscrever à meia noite, quando aparecia uma mensagem que informava o encerramento do período das inscrições. O problema, segundo o MEC (Ministério da Educação) durou 15 minutos. Da meia noite à 1h desta segunda, 8.237 inscrições foram feitas.
Mesmo assim, o exame bateu seu recorde histórico: mais de 6,5 provas serão impressas para aplicação nos dias 26 e 27 de outubro. O número está acima da quantidade de participantes prevista pelo governo, de 6,3 milhões. O antigo recorde, de 2012, era de 6,4 milhões.
Apesar do encerramento do período de inscrição, a taxa de R$ 35 cobrada para a prova pode ser paga até quarta-feira (29).
Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no próprio site do exame. A inscrição só será confirmada após o pagamento.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade. Estudantes que concluírem o Ensino Médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição automaticamente.
Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.
O participante que precisar de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Em caso de perda ou esquecimento da senha, o candidato poderá recuperá-la no site do Inep.
Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.
Após a confirmação da inscrição — com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção —, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.
O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e trinta minutos.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos Prouni (Programa Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário