sábado, 16 de fevereiro de 2013

Escândalo da carne de cavalo faz com que europeus temam descontrole alimentar

Suspeitas de fraude despertaram temor na população, ainda traumatizada pelo mal da vaca louca








O escândalo envolvendo o comércio irregular de carne de cavalo não para de crescer de proporções na Europa. As autoridades sanitárias da França cancelaram nesta sexta-feira (15) a autorização de venda de produtos da marca Spanghero, fornecedor da carne da fabricante de congelados Findus.

O caso, descoberto no Reino Unido, já envolve a França, a Romênia — país de procedência da carne — e a Holanda, onde trabalhariam intermediários responsáveis pelo tráfico, além de dez países em que carne equina foi consumida em lugar de bovina.

Ontem, a Direção Geral da Concorrência, o Consumo e a Repressão de Fraudes (DGCCRF) da França acusou a Spanghero de "fraude econômica". Por ordem do Ministério da Economia Social e do Consumo, as autorizações da marca foram suspensas pela vigilância sanitária, obrigando a empresa a anular os trabalhos em sua linha de tratamento de carne.


Além disso, as autoridades sanitárias da Europa estão realizando 2,5 mil testes de DNA em todo o continente para identificar a eventual presença de carne de cavalo nos produtos.

Em Bruxelas, o comissário europeu de Saúde, Tonio Borg, convocou a imprensa para esclarecer que o escândalo não configura uma crise de segurança alimentar, já que não há risco no consumo. "Nós não devemos semear o pânico", exortou.

O problema é que as suspeitas de fraude despertaram temor na população, ainda traumatizada pelo mal da vaca louca no Reino Unido. Consumidores acusam as autoridades sanitárias de falta de controle sobre os alimentos na Europa.






Doença típica de cavalos é detectada em inglês que consumiu lasanha contaminada
Segundo médicos que acompanham o caso, a ingestão de comidas feitas com carne de cavalo, pode ter gerado a infecção



Robert Powell, que mora em Pontypool, no Reino Unido, passou 11 dias de agonia internado no hospital de Cardiff, depois de ter consumido várias lasanhas contaminadas com carne de cavalo.

Segundo informações do jornal britânico The Sun, Powell ficou chocado quando os médicos diagnosticaram que ele tinha uma infecção no fígado e na coluna, que geralmente ocorre em cavalos.

— Os médicos perguntaram se eu tinha qualquer interação com os cavalos e eu disse que não. Eu não conseguia entender como eu peguei a infecção.

Powell afirmou que montou em um cavalo pela última vez quando tinha 16 anos, e não teve mais contato com esses animais desde então.

Na noite de quinta-feira (14), os médicos confirmaram que as infecções podem ter surgido pela ingestão de carne contaminada.

— Eu estava com tanta dor que eu pensei que eu ia morrer. Foi terrível. Eu tive uma febre também, que foi parte da razão que eu estava espasmos.

Segundo Powell, as “bactérias tinham encontrado um ponto fraco no meu corpo”, o que deve ter agravado ainda mais a infecção.

— Meu tronco entrou em espasmo. A dor era inacreditável. A infecção começou a atacar meu fígado também.





Após ser submetido a uma operação no pé, em setembro, Powell começou a comer lasanhas da marca Findus ao menos uma vez por semana.

— Minha esposa trabalha e acho que é difícil de fazer as coisas por mim mesmo, de modo a ter refeições que você pode simplesmente jogar no forno era mais fácil para mim.

Em dezembro, Powell começou a sentir cãimbras muito fortes, e sua esposa, Zoe, teve que levá-lo às pressas para o hospital.

Após uma bateria de exames, raios-x e exames de sangue, os médicos descobriram que a infecção em torno de sua medula espinhal e do fígado.

Em 2012 foram registrados 10 casos semelhantes na Inglaterra.

Neil Carbarns, doutor especialista no hospital onde Robert foi tratado, disse que, geralmente, a doença é transmitida entre pessoas, a partir de alguém em contato direto com cavalos.

Mas as refeições também podem ter gerado as infecções. Seugndo o doutor Carbarns,  é possível que ele tenha se infectado, caso a comida não tenha sido cozida corretamente"

No entanto, para o professor Mark Bowen, da Associação Braitânica de Veterinária Equina, "este é um caso extremamente raro. As chances de contraí-la pela ingestão de carne são pequenas".

A marca Findus retirou as lasanhas de mercado, este mês, após testes comprovaram a contaminação com carne de cavalo.

Um porta-voz Findus disse: "Todos os produtos Findus sofrer uma série de testes do fabricante para garantir que eles são seguros para clientes, incluindo testes microbianos”.

— Todas as refeições prontas são cozidos a uma temperatura segura durante a fabricação, congelados e depois cozido por parte do cliente, este seria garantir a segurança alimentar."





Nenhum comentário:

Postar um comentário