quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Casa de ferreiro…





Embora Marco Maia defenda lei nacional para evitar novas tragédias como a de Santa Maria, a Câmara não tem brigadistas de incêndio. E mais: servidores dizem nunca ter passado por treinamentos.

Procurada, a assessoria da Câmara informou que está em processo de licitação para a contratação de brigadistas.

…espeto de ferro

Já o Senado possui equipe de 61 pessoas “fornecida por empresa especializada”. Consultados, STF, CGU e TCU disseram ter servidores voluntários, treinados para dar apoio a brigadistas. Além de oferecer treinamentos e simulações de esvaziamento dos prédios.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sem querer, Geraldo Luis provoca risos com “simulação” de incêndio na boate




Geraldo Luis, apresentador do “Balanço Geral”, ocupa um lugar curioso dentro do jornalismo da Record. Seu programa popularesco rende boa audiência, mas não é levado muito a sério. É como se ele fosse uma espécie de “café com leite” – participa da brincadeira, mas não disputa de verdade.

Na competição pela melhor cobertura da tragédia em Santa Maria, Geraldo conseguiu um feito: será lembrado como aquele que, por excesso de mau gosto, provocou risos do espectador.

Deu-se no programa de segunda-feira (28). Com a ajuda de um funcionário da área de segurança da Record, o apresentador propôs ao público “uma simulação”: mostrar como os freqüentadores da boate Kiss se sentiram quando começou o incêndio.

“Nós vamos simular aqui um incêndio, uma fumaça. Muitas pessoas não sabem, se começar um fumaceiro, o que fazer”, avisou. Em seguida, pediu à produção: “Diminui a luz”. Não satisfeito com os “efeitos especiais”, insistiu: “Joga mais (fumaça), até a gente sumir”.

Sob nevoeiro, pediu “dicas de sobrevivência” ao funcionário que o acompanhava. Antes, deu as próprias dicas: “Sempre que vou ao cinema, sento perto da saída de emergência.”. Mais “Tabajara” impossível.

Uso prolongado de aspirina é ligado a tipo de cegueira





Pessoas que tomam aspirina por muitos anos, como pacientes cardíacos, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolver um determinado tipo de cegueira, revelaram cientistas.

Um estudo com 2.389 pessoas, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, indicou que o uso prolongado do ácido acetilsalicílico, principal substância do medicamento, dobra os riscos do surgimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade.

A doença deteriora a chamada retina central, ou mácula, causando perda de visão no centro do campo visual do paciente.

Os pesquisadores, entretanto, não souberam dizer quais mudanças seriam necessárias na ingestão do remédio para evitar a cegueira.

O estudo, conduzido na Universidade de Sydney, na Austrália, reuniu participantes com idades em torno de 65 anos. Um a cada dez deles usava o medicamento pelo menos uma vez por semana.

Os pacientes foram submetidos a testes oftalmológicos a cada cinco, dez e 15 anos.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que 9,3% dos pacientes que tomavam aspirina desenvolveram o tipo úmido da degeneração macular relacionada à idade, contra uma taxa de 3,7% entre os pacientes que não faziam uso da medicação.

Segundo o relatório, "o aumento do risco da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade foi detectado apenas 10 ou 15 anos depois, indicando que a dose prolongada tem um papel importante".

"Dado o uso generalizado da aspirina, qualquer risco de condições anormais será significativo e afetará muitas pessoas."

A forma úmida da degeneração macular relacionada à idade é causada pelo crescimento dos vasos sanguíneos. Isso provoca o inchaço e o sangramento da retina.

O processo pode acontecer muito rapidamente, com a visão sendo danificada em dias. Idade, fumo e histórico familiar são os principais fatores de risco.

Alto risco

Já há relatos na literatura médica dos riscos da aspirina, como os sangramentos internos. Para a equipe que conduziu o experimento, o risco de dano à visão "também deve ser considerado".

Os pesquisadores reconheceram, no entanto, que para a maior parte dos pacientes, há "pouca evidência" para mudar a prescrição do medicamento.

Eles também indicaram que o uso da droga seja reavaliado em pacientes de alto risco, como aqueles que já possuem a doença em um de seus olhos.

Segundo o professor Jie Jin Wang, especialista em olhos da Universidade de Sydney, a descoberta pode fazer com que os médicos rediscutam a ingestão do medicamento com seus pacientes.

A Macular Society, entidade britânica ligada à área, disse: "A evidência está aumentando sobre a associação da aspirina e da forma úmida da degeneração macular; entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer neste tema."

"Para pacientes que sofrem de cardiopatias, os riscos para a saúde com a interrupção ou não prescrição da aspira são muito maiores do que o desenvolvimento da doença ocular."

Três morrem após exames de ressonância magnética em Campinas




CAMPINAS - Três pessoas morreram nesta segunda-feira, 28, após realizarem exames de ressonância magnética no hospital Vera Cruz, em Campinas, interior de São Paulo. Nesta terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde enviou um comunicado para que todos os hospitais e clínicas da cidade suspendam os exames de ressonância magnética e tomografias com uso de contraste. A medida valerá até que seja descoberta a causa das mortes.

Nessa segunda, a Vigilância em Saúde já havia interditado o setor responsável pelo procedimento no Vera Cruz, que é particular e é uma referência nesses tipos de exame. A vigilância vai investigar, entre outras causas, se o contraste (composto químico utilizado no exame) tem relação com as mortes.

As vítimas foram dois homens, de 36 e 39 anos, e uma mulher, de 25 anos. Eles tiveram parada cardiorrespiratória, após fazerem o exame. Dois começaram a passar mal minutos depois do exame e um paciente chegou a deixar a unidade médica, mas retornou a unidade após sentir dores.

No dia, mais de 80 pacientes realizaram ressonâncias no Vera Cruz, sem apresentarem problemas. A direção do hospital foi que acionou a polícia e as salas e os materiais utilizados foram lacrados.

Uma das vítimas é a administradora de empresa Mayra Cristina Monteiro, de 25 anos, de Campinas. O enterro será às 16h30 de hoje, no Cemitério da Conceição. Morreram também o zelador Manuel Pereira de Souza, 39 anos, que será enterrado na Bahia, em Santa Rita de Cássia, e Pedro Ribeiro Porto Filho, de 36 anos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Justiça do Rio de Janeiro autoriza venda do sítio do goleiro Bruno


  A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a venda do sítio do goleiro Bruno Fernandes localizado em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O valor da propriedade não foi divulgado, mas parte da quantia será usada para pagar a pensão alimentícia atrasada do filho do jogador com a modelo Eliza Samudio, morta em 2010.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, todos os bens do jogador estavam bloqueados. A juíza Maria Cristina, da Vara de Família da Barra da Tijuca ordenou a liberação do sítio.

O imóvel teria sido o cenário do cárcere de Eliza e do filho, na época com poucos meses, antes da morte da modelo. Atualmente, o garoto mora com a avó materna, Sonia Moura, no Mato Grosso do Sul.

Urgentíssimo




Após a tragédia de Santa Maria, Elcione Barbalho decidiu apresentar, nos próximos dias, pedido de urgência para levar ao plenário da Câmara projeto de lei, de sua autoria, com normas de segurança para casas noturnas. “Proponho o óbvio. Precisa arrebentar a porta para tomarmos providência?”, indagou a deputada do PMDB, em conversa com a coluna.

A medida é uma tentativa de acelerar a tramitação do texto. O PL 2020 já foi aprovado em duas comissões da Câmara e não precisaria passar pelo plenário. Mas está na CCJ desde o ano passado. O texto exige que os estabelecimentos contratem seguranças, tenham sistemas de alarme e de combate a incêndio, além de detectores de metais.

O projeto, se aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do Senado.

Sete confissões que você deve fazer ao educador físico antes de começar a malhar


Cansou de ficar no sofá? Então é hora de correr para a academia, mas antes de começar a malhar é preciso entender qual é o seu nível de preparação física por meio de uma avaliação com um profissional. Nessa hora, não tenha medo de abrir o coração, compartilhar as informações é muito importante para estabelecer um treino eficiente e prazeroso. "Apesar de não ser uma regra nas academias, tampouco existir uma lei que obrigue a sua realização, a avaliação física é o primeiro passo para um treino bem estruturado e a conquista dos objetivos", explica Givanildo Matias, conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT). Além da pesagem e do teste de aptidão cardiorrespiratória, esse é o momento de tirar todas as suas dúvidas e contar ao professor quais são as sua expectativas. O Minha Vida foi atrás dos especialistas e te mostra o que você não deve deixar de contar ao treinador. Confira a seguir. 


Odeio musculação

Há quem não dispense os pesos e aparelhos das aulas de musculação. Mas se você é do outro time, não se engane. A educadora física Renata Galdino, avaliadora física da rede de academias Cia. Atlhetica, explica que esse desgosto pela atividade é muito comum, principalmente entre as mulheres. "O problema é que todas as mulheres, até aquelas que não precisam, querem emagrecer - e emagrecer sem fazer musculação deixa o corpo flácido", explica a especialista. Já que não tem jeito, monte um treino intercalando a musculação a exercícios que lhe sejam mais prazerosos, assim o treino fica eficaz e divertido ao mesmo tempo. Outra alternativa é optar pelo treino funcional, que tem como finalidade o fortalecimento muscular, mas por meios diferentes, ou o treino em circuito, que dá mais dinamismo à conquista de músculos. 

Sinto dores nas costas

Dor nas costas, nos joelhos, no quadril ou em qualquer outro lugar. Você deve contar ao seu professor todos os desconfortos que sente. "O relato de uma dor modifica todo o treino: alguns exercícios ficam proibidos, enquanto outros recebem destaque", explica Givanildo Matias. Ele exemplifica com o caso da hiperlordose lombar - aquela curvatura no final da coluna que deixa o bumbum arrebitado, principalmente nas mulheres. "Nesses casos, é preciso fazer adaptações ao praticar os abdominais, como levantar as pernas e redobrar a atenção para apoiar toda a coluna no chão." E outros exercícios, como o alongamento da musculatura lombar, ajudam a amenizar as dores e a sobrecarga na região. 

Meu objetivo é...

É importante deixar claro ao professor que vai te acompanhar durante todo o treino qual é o seu objetivo na academia. "O treino é estipulado conforme o objetivo pessoal - mas a avaliação pode ajudar o aluno a enxergar qual é a sua necessidade, mesmo que ele não saiba", explica Renata Galdino. A especialista lembra que é comum que mulheres tenham o objetivo de emagrecer, mesmo que não precisem, e os homens de ganhar mais massa muscular, o que, dependendo do tipo físico, não é possível. O avaliador entende as necessidades do seu corpo e é um aliado na hora de definir o treino. Confie! 

A academia me deixa desconfortável

Você é tímido? Não fique sem jeito. A academia pode mesmo parecer um ambiente pouco amigável, mas muita gente lá dentro está disposta a te ajudar. "Nós procuramos entender as dificuldades de cada aluno e oferecer soluções", explica Renata Galdino. "Para quem não gosta de se expor, aconselhamos procurar um personal trainer, até que esteja pronto para se socializar." Com ajuda dos professores, aos poucos você se acostuma com a academia e passa a se sentir parte dela. 

Não sei nem por onde começar

Está tão ansioso que não sabe nem o que começar a fazer na academia? Fique calmo, o professor pode te ajudar, e muito. "Nós usamos elementos chaves, como peso, medidas de circunferência corporal, percentual de gordura, teste de cardiorrespiratório, teste de força e, por último, uma avaliação postural para planejar a atividade física", explica Givanildo Matias. Esses pontos mostram quais são as necessidades do seu corpo e, junto com o que você contar - principalmente sobre suas atividades físicas - serão suficientes para montar um treino eficiente e prazeroso. Além disso, através dessa avaliação, ele vai poder te dizer se há ou não a necessidade de procurar um nutricionista para acompanhar o seu caso e intensificar os resultados da malhação. 

Não tenho energia e me sinto cansado

A educadora física Renata Galdino conta que muita gente procura a academia por pressão do médico ou dos familiares. "O relato deles é que falta disposição, e até tempo, para fazer a academia", conta. O conselho da especialista é para que, se esse for o seu caso, você comece aos poucos. "Não há a necessidade de ir todos os dias à academia, mas achar um horário, três vezes por semana, é suficiente." Vale também procurar atividades mais prazerosas. "Depois que essa pessoa começa a ver os resultados, toma gosto pela atividade física e o humor e a energia mudam", conta. 

Meu corpo está ficando esquisito

Para muita gente falta um pouco de consciência corporal, que é imprescindível para perceber que o treino está caminhando para o lado errado. "A nossa indicação é que o aluno comece a atividade com calma, assim fica mais fácil perceber as alterações corporais que vão surgindo", conta Renata Galdino. Quem tenta acelerar na intensidade, na carga ou no volume do treino pode acabar com a silhueta indesejada. "No caso dos homens, é comum que fiquem com as costas desproporcionadamente mais largas que as pernas - no das mulheres, os músculos crescem mais que o desejado", explica. Nesses casos, é importante conversar com o professor, que fará um treino de correção sob medida para reverter o problema.  






domingo, 27 de janeiro de 2013

Boate de tragédia tinha alvará vencido, mas sendo renovado, diz coronel




A boate onde mais de 230 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste domingo estava com alvará vencido e com sua renovação em andamento, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que também afirmou que o local estava com lotação acima do permitido no momento da tragédia.

"Tinha vencido o alvará deles, mas eles tinham toda a parte preventiva instalada no prédio", explicou o coronel Guido Pedroso de Melo em entrevista à Reuters por telefone.

Ele acrescentou que a renovação do documento estava em andamento e que, dessa forma, o funcionamento da boate estava regularizado. "Estava tramitando a renovação do alvará", afirmou.

A maioria dos mortos na boate, localizada na cidade de Santa Maria, a 350 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, era de jovens, já que a cidade abriga várias instituições de ensino superior.

O comandante do Corpo de Bombeiros gaúcho disse ainda que a causa da tragédia, que também deixou 117 feridos, segundo a Defesa Civil estadual, foi a utilização de sinalizador durante um show de uma banda que se apresentava no local, o que não é permitido pelas regras de segurança.

De acordo com o coronel Pedroso de Melo, a boate estava com lotação acima da permitida e seguranças chegaram a impedir a saída das pessoas, exigindo o pagamento do que consumiram na casa, o que agravou a tragédia.

"O problema foi usar o instrumento pirotécnico, o que não era permitido", disse. "Segundo as informações, havia mais de mil pessoas no local. A capacidade permitida era até mil."

O comandante dos Bombeiros disse que a boate tinha somente uma porta de saída, mas que "o dimensionamento da saída era adequado ao número de pessoas autorizado".

Ele confirmou que os bombeiros já retiraram todos os corpos do local e que eles foram levados a um ginásio da cidade onde deve ser reconhecidos por familiares. A maioria das mortes aconteceu por asfixiamento por inalação de fumaça tóxica.

O Corpo de Bombeiros faz agora trabalho de rescaldo no local e, segundo o coronel Pedroso de Melo, a Polícia Civil abrirá um inquérito para apurar as responsabilidades pela tragédia.

Enfermeira gruda chupeta na boca de bebê prematuro e causa revolta dos pais




Caso aconteceu no Stafford Hospital, no Reino Unido

O tratamento dado aos bebês no Stafford Hospital virou caso de polícia no Reino Unido. Prematuro, o bebê Mason estava recebendo cuidados intensivos no hospital quando uma enfermeira colou uma chupeta em sua boa para impedir que o recém-nascido continuasse chorando

Foto publicada por DJ mostra show pirotécnico que pode ter causado incêndio em boate no RS




Uma foto publicada às 2h56 deste domingo (27) em uma rede social pelo DJ Bolinha, que se apresentaria na casa noturna Kiss, em Santa Maria (RS), mostra o show pirotécnico que pode ter dado início ao incêndio. Pelo menos 245 pessoas morreram. Outras 48 vítimas permaneciam internadas em hospitais da cidade até o fim desta manhã.

Amigos de Bolinha comentaram na página dele em uma rede social que o DJ teve apenas uma intoxicação causada pela fumaça. Ele foi levado ao Pronto Atendimento do Patronato e, segundo os colegas, passa bem


O fogo começou pouco depois das 3h. Há informações de que mais de mil pessoas estavam dentro da casa noturna. A festa era organizada por estudantes de vários cursos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

A maior parte das pessoas morreu por ter inalado fumaça. O delegado Sandro Meinerz falou, em entrevista à rádio Guaíba, que havia uma única saída na boate, o que dificultou a evacuação do local.

— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso

SO SAIA DEPOIS QUE PAGASSE A COMANDA

"Só deixavam sair quem pagasse a comanda. Extintores não estavam funcionando", diz testemunha de incêndio em Rio Grande do Sul.

Campus Party começa nesta segunda em SP; ainda há ingressos




Passar uma semana em contato com novidades em programação, redes sociais, empreendedorismo, games e outros temas é a proposta da Campus Party, cuja sexta edição no Brasil começa nesta segunda-feira (28) no Anhembi (zona norte de São Paulo). Os ingressos custam R$ 300.

Até sexta (25), havia cerca de 500 entradas disponíveis. Elas dão direito a assistir a todas as palestras, debates e oficinas. Para acampar no local, há uma taxa extra de R$ 37,50 por uma vaga em barraca dupla. O evento disponibilizou ao todo 8.000 tíquetes de acesso.

Quem não tem ingresso pode visitar gratuitamente a área de exposição, onde ocorrem atrações como um campeonato de games.

Relato de uma sobrevivente

'A gente achou que iriam apagar o fogo e iria continuar a festa', diz sobrevivente de Santa Maria. Segundo Taynne Vendruscolo, de 25 anos, tragédia começou quando um músico segurava um artefato que soltava faíscas. 'Começou a pegar fogo no teto. Foi muito rápido que pegou fogo. Ele parou de cantar e no teto acima do cantor estava em chamas'. Ela perdeu um amigo

Imprensa internacional repercute tragédia em boate em Santa Maria, no RS

BBC, El País, El Mundo, Daily Mirror e New York Post destacam o incêndio na boate em Porto Alegre na internet





O incêndio dentro de uma casa noturna no centro de Santa Maria, a 290 km da capital, Porto Alegre, deixando centenas de pessoas mortas, repercutiu em vários jornais e sites internacionais neste domingo (27). Acima, o britânico Mirror diz que o incêndio ocorreu após "faíscas pirotécnicas"

Número de mortos é revisado para 232, informa major

Pelo menos 131 pessoas estão internadas em hospitais de Santa Maria



A Brigada Militar (BM) revisou o número de mortos em incêndio em Santa Maria, na região central do Estado. Em entrevista à Rádio Guaíba, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), major Cleberson Braida Bastianello, afirmou que 232 pessoas morreram na tragédia – 120 homens e 112 mulheres. Outras 131 pessoas estão interrnadas em hospitais do município.

Todos os corpos foram retirados da boate após uma identificação prévia por meio de documentação e cruzamento de imagens. Os familiares das vítimas estão tendo acesso ao ginásio municipal para fazer a identificação final. Os parentes estão tendo acesso ao portão de acesso que fica na rua Appel com a Tuiuti em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta de Ambrósio. Após a indentificação conclusiva, os corpos serão liberados para os atos fúnebres.

Como o ginásio de esportes concentra muito calor, estão sendo usados caminhões frigoríficos para preservar os corpos. "Este evento era de um curso de graduação da UFSM, então as pessoas são muito jovens", lamentou o major.

Incêndio teria começado com sinalizador

O incêndio na boate Kiss – que fica na Rua dos Andradas, Centro de Santa Maria – começou por volta das 3h deste domingo. Cerca de mil pessoas estariam no local, a maioria participando de uma festa organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Segundo testemunhas, o fogo teria começado quando um dos integrantes de uma banda que acabara de subir ao palço lançou um sinalizador. O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Guido Pedroso de Melo, afirmou que o objeto teria enconstado numa forração de isopor.

As pessoas não teriam percebido o fogo de imediato, mas assim que o incêndio se espalhou, a correria teve início. Testemunhas relataram que, a princípio, parecia uma briga e os seguranças fizeram um cordão de bloqueio. Mas, quando viram que era um incêndio, liberaram a passagem.

Em pânico, muitos não conseguiram encontrar a única porta de saída do local e correram para os banheiros. Aqueles que conseguiram fugir em direção à saída, ficaram presos nos corrimões, usados para organizar as filas. A boate foi tomada por uma fumaça preta e as pessoas não conseguiam enxergar nada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria morreu asfixiada dentro dos banheiros ou na parte dos fundos da boate. Os próprios socorristas passaram mal em razão da fuligem. Muita gente que conseguiu escapar voltou para ajudar os outros, como o dentista Matheus Bortolotto.

Os sobreviventes foram levados para o Hospital de Caridade, o Hospital Universitario de Santa Maria (HUSM) e o Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os corpos foram encaminhados para o ginásio municipal.


fonte:R7.COM

sábado, 26 de janeiro de 2013

Haddad anuncia nova universidade federal com Dilma e Mercadante

Cidade ganha posse de terreno para construção da Unifesp Zona Leste


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou a criação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) da Zona Leste, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O discurso foi feito durante a comemoração do aniversário da cidade, nesta sexta-feira (25). O prefeito disse ter assinado uma carta à Câmara dos Vereadores com dois projetos de lei. Um deles é a doação de um terreno na Zona Noroeste para criação de um Instituto Federal, e o outro sobre a doação do terreno desapropriado na Zona Leste para criação da universidade.

— O terreno da Gazarra (local de antiga metalúrgica) foi finalmente desapropriado, para fazer a Universidade Federal da Zona Leste. Um sonho de quatro anos que começa a se tornar realidade. Já temos a posse do terreno, e o ministro Mercadante já se antecipou e aprovou os cargos de professores e técnicos para universidade.


A área do terreno que será doado deve ser a mesma escolhida pelo antigo prefeito Gilberto Kassab (PSD), no ano passado.  Em 2010, um espaço de 175,5 mil m² foi decretado de interesse público por Kassab, mas o dinheiro para a desapropriação não foi aplicado.
Com a desapropriação, ainda deve restar a discussão sobre os cursos a serem ofertados. A população pede que sejam similares aos oferecidos no campus da capital, com Medicina e Hospital Universitário.

OS 25 ANOS DE O FANTASMA DA OPERA

Hoje,o musical de maior sucesso da Broadway esta completando 25 anos em cartaz,o mais longo de toda a historia.

os produtores do musical estao preparando uma comemoraçao especial para a data.

Os livros mais vendidos dessa semana


Sete motivos para escolher o balé como o seu exercício físico

Dança corrige a postura, previne dores nas costas e define os músculos













Agilidade e coordenação motora

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. "A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora", comenta a professora de balé Mariana. Também é preciso dominar bem a técnica porque, por mais que os exercícios sejam difíceis de executar, o bailarino precisa realizar cada movimento de forma leve e sutil, sem mostrar o esforço que está fazendo. "A ideia que se transmite ao público é de uma arte delicada e elegante"

Homem casado, pai de três filhos, será ordenado padre católico nos EUA




O americano John Cornelius será o primeiro padre católico casado de Nova York após sua ordenação marcada para este final de semana. O religioso é casado com Sheryl há 33 anos e é pai de três filhos.

Para que possa ser ordenado, Cornelius não precisará se divorciar de Sheryl, mas terá de obedecer ao celibato, condição que conta com o aval de sua mulher.

"Decidi virar padre de maneira voluntária. Tenho vários amigos que são padres católicos e admiro que eles abriram de várias coisas para servir a Deus", disse ao canal de televisão WGRZ.

Cornelius já foi padre da igreja Episcopal dos Estados Unidos, braço da igreja Anglicana, e se converteu ao catolicismo há três anos.

"Minha antiga igreja aceitou a ordenação de homossexuais e depois de mulheres. Foi demais para mim", afirmou.

Mas, se afastar da vida como pároco foi difícil. Por isso, quando o papa Bento 16 deixou a igreja Católica ordenar antigos líderes episcopais como padres, Cornelius resolveu voltar à vida religiosa.

Após a ordenação, o novo padre deverá cuidar de uma paróquia repleta de ex-membros da igreja Episcopal, em Henrietta, no Estado de Nova York.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aprenda a cuidar da barba comprida com essas sete dicas


Os cuidados com a barba são uma etapa crucial na rotina de beleza masculina. Seja para ficar com o rosto lisinho ou apenas aparar os pelos, é imprescindível separar alguns minutos da semana para se dedicar a ela. O trabalho maior, porém, fica com aqueles que optam por manter a barba comprida, afirma a dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Sem os cuidados necessários, ela pode deixar a pele oleosa, pode favorecer o aparecimento de espinhas e até causar descamação da pele", afirma. Por isso, o Minha Vida separou dicas de como evitar problemas nessa região e manter uma barba macia e saudável.


Higiene

Assim como os cabelos, a barba também acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. "A necessidade se torna ainda maior para homens com bigode, pois ele entra em contato direto com alimentos e bebidas", aponta a dermatologista Mariana Barbato. A solução? Lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

Maciez

Para que os pelos da barba fiquem macios, a dermatologista Caroline Cividanes, do Hospital 9 de Julho, recomenda passar condicionador após o banho e deixar o produto agir por cerca de cinco minutos. Mas é preciso respeitar a frequência do uso do condicionador. "O procedimento não deve ser feito diariamente, porque pode deixar a pele oleosa", explica. A dermatologista Mariana, não é a favor do método. Ao invés do condicionador, ela recomenda usar filtro solar ou cremes específicos para o rosto e oil-free.

Cor

De acordo com a dermatologista Caroline, os principais fatores que podem alterar a cor da barba e, principalmente, do bigode são o tabagismo e o consumo de álcool. "Suspeita-se que a nicotina provoque o amarelamento dos pelos e que as substâncias presentes no álcool alterem sua pigmentação", diz. Por isso, para evitar a alteração da cor, o ideal é ficar longe desses hábitos. Já quem está começando a apresentar pelos brancos na barba pode optar por tinturas ou xampus que evitam o amarelamento.

Oleosidade

"Barbas mais compridas tendem a deixar a pele mais oleosa", afirma a dermatologista Mariana. Para controlar o problema e também evitar o surgimento de espinhas na região, o ideal é lavar o rosto com sabonete neutro logo cedo e antes de dormir. O uso de hidratantes na região também pode piorar o problema, por isso, o melhor a fazer é consultar um profissional para escolher o creme mais indicado.

Corte

O corte da barba pode ser feito com tesoura ou mesmo com o barbeador elétrico. "A escolha depende da habilidade do homem", aponta a dermatologista Mariana. Para os que gostam de criar desenhos ou formatos específicos, é preciso tomar cuidado ao usar a lâmina para não agredir a pele e até favorecer pelos encravados. Opte por cremes para barbear com silicone na fórmula, que melhoram o deslizamento da lâmina e diminuem o atrito, reduzindo as irritações. Já no caso de homens com barba muito grossa ou muitos pelos, uma solução para reduzir o volume é optar por algumas sessões de depilação definitiva para facilitar a manutenção. Mas a alternativa pode doer no bolso. Cada sessão da depilação a laser custa 350 reais, em média.

Acne

"Muitos homens deixam a barba crescer para esconder a acne, mas ignorar o problema pode fazer com que ele vá piorando progressivamente", esclarece a dermatologista Caroline. Neste caso, o ideal é fazer uma consulta com um especialista. Ele poderá receitar produtos para tratamento ou antibióticos, descartando a necessidade de aparar a barba completamente. Também podem ser usados sabonetes para pele oleosa e produtos bactericidas para evitar os cravos e espinhas na região.

Descamação

É raro, mas alguns homens podem ter dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, na barba. De acordo com a dermatologista Mariana, o problema pode estar relacionado à oleosidade, então, o primeiro passo é tratar a pele. "Recomendo ainda usar o xampu anticaspa na região", afirma a especialista. Em alguns casos, realizar o procedimento uma vez por semana resolve a descamação?. O uso de hidratantes para conter a descamação não é aconselhado, pois pode piorar a oleosidade. Porém, o dermatologista pode recomendar um produto adequado para evitar o ressecamento e a descamação da pele.






Justiça decidirá se Cid devolve dinheiro pago a Ivete Sangalo



Caberá à Justiça Federal decidir sobre a devolução do cachê de R$ 650 mil pago à cantora baiana Ivete Sangalo pelo governo do Ceará para inaugurar na sexta-feira o Hospital Regional Norte, em Sobral. Ontem, o Ministério Público Federal do Ceará pediu à Justiça que o governador Cid Gomes (PSB) devolva o valor aos cofres do Fundo Municipal de Saúde.
A ação civil pública assinada pelo procurador Oscar Costa Filho exige que a restituição seja feita com recursos financeiros do governador. Ele alega violação do princípio da moralidade administrativa e desvio de finalidade. Seu pedido, explicou, se deve também à declaração de Cid de que continuará promovendo festas "doa a quem doer"; e à sua afirmação de que o procurador-geral Gleydson Alexandre, do Ministério Público de Contas do Ceará, só estava "querendo aparecer".