segunda-feira, 15 de julho de 2013

perigo a vista




Autoridades equatorianas alertam sobre atividade do vulcão Tungurahua, e centenas evacuam o local
Foi dado o alerta laranja, que indica que no prazo de dias ou semanas o vulcão deve entrar em erupção


Autoridades equatorianas declararam alerta laranja na região do vulcão Tungurahua, que registrou um aumento em sua atividade, fazendo com que centenas de habitantes evacuassem o local, informou a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos.

O alerta laranja está abaixo apenas do alerta vermelho e implica que, no prazo de dias ou semanas, o vulcão deve entrar em erupção.

A medida busca proteger a integridade física dos moradores da região, considerada de alto risco. A decisão implica que comissões de operações de emergência se mantenham alertas.

O Instituto Geofísico da Escola Politécnica do Equador divulgou que o vulcão registrou, neste final de semana, uma forte explosão com emissão de cinzas e chegou a expelir substâncias incandescentes.

Ainda de acordo com a instituição, um barulho "associado com a explosão inicial foi escutado em cidades distantes", como Guayaquil, e a coluna de fumaça emitida pelo vulcão pode ser vista na capital equatoriana, Quito, que fica cerca de 140 Km do local.

O vulcão entrou em processo de erupção em 1999 e já registrou diversos episódios considerados preocupantes desde então, em agosto de 2006, maio de 2008 e agosto de 2012. Em dezembro deste mesmo ano, o alerta subiu de amarelo para laranja, mas após três meses a atividade do Tungurahua registrou uma diminuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário