CPI dos Transportes vai ter líder de perueiros e vereador ligado à Feira da Madrugada
Com a tarefa de investigar os contratos bilionários da Prefeitura de São Paulo com as empresas de ônibus e peruas, a CPI dos Transportes criada hoje pela Câmara Municipal vai ter entre seus integrantes o principal líder de perueiros da zona sul, Milton Leite (DEM), o parlamentar ligado aos ambulantes da Feira da Madrugada, Adilson Amadeu (PTB), e o ex-presidente do Legislativo na época da Máfia dos Fiscais e da gestão Celso Pitta (1997-2000), vereador Nelo Rodolfo (PMDB).
Por 40 votos favoráveis e 11 contrários, a base governista do prefeito Fernando Haddad (PT) conseguiu, após manobra, aprovar nesta tarde, por volta das 15h50, o requerimento do vereador Paulo Fiorilo (PT) que cria a CPI. Até terça-feira, porém, os petistas lutavam para barrar a aprovação da CPI, solicitada pelos vereadores Young e Paulo Frange (PTB). O recuo foi acertado em reunião da bancada realizada na quarta-feira, após pressão popular pela criação da CPI.
Fiorilo será o presidente da comissão e Leite, ligado à CooperPam, cooperativa com 1.300 veículos – 18% da frota de peruas que circulam na cidade -, ficará como relator. A comissão vai ter ainda o governista Amadeu, ex-despachante e hoje influente na Feira da Madrugada, e o publicitário e ex-tucano Dalton Silvano (PV), hoje na base de Haddad.
Ligada ao ex-prefeito Gilberto Kassab e com reduto eleitoral entre igrejas católicas e evangélicas na região da Vila Prudente, na zona leste, a vereadora Edir Sales (PSD) também vai integrar a CPI. O único vereador de oposição na CPI será o líder do PSDB, Floriano Pesaro.
A oposição diz que o governo, pressionado pelo Movimento Passe Livre (MPL), fez manobra para criar uma CPI chapa-branca. “Quero alertar que está sendo criada uma comissão totalmente ligada ao governo, uma CPI chapa-branca”, disparou Ricardo Young (PPS). Os integrantes da comissão rebatem as críticas.
“Tem de investigar mesmo, os perueiros não temem nenhuma investigação. Nós recebemos R$ 1,55 por passageiro, e as empresas de ônibus recebem R$ 2,33.Vamos para o pau”, afirmou Leite. “Eu falo em nome dos perueiros. Quem recebe R$ 1,55 por passageiro não tem o que esconder”, acrescentou Leite.
“Não vai ser CPI chapa-branca. Vai ser uma CPI que vai defender os interesses da cidade, que vai investigar o custo do transporte na capital”, argumentou Fiorilo.
Pesaro, entretanto, teme que se torne uma “CPI mais que chapa-branca.” Para Toninho Vespoli (PSOL), a CPI não tem nenhuma credibilidade. “Vai ser chapa-branca e ligada ao governo”, disse.
A CPI vai ser instalada amanhã, no mesmo dia em que o Ministério Público Estadual vai ouvir depoimentos de empresários donos de viações de ônibus e de cooperativas de peruas. O promotor Saad Mazloum quer fazer perguntas aos empresários sobre o custo da tarifa do transporte na capital.
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